Inflação mensal na Argentina em dezembro deve ser a mais alta desde 1990
![]()
Por Hernan Nessi
BUENOS AIRES (Reuters) - A taxa de inflação mensal da Argentina provavelmente subiu para 28% em dezembro, o que seria a maior desde o início de 1990, impulsionada por uma forte desvalorização do peso no mês passado pelo novo governo do presidente libertário Javier Milei.
A mediana das previsões de 20 analistas locais e estrangeiros ouvidos pela Reuters ressalta o desafio que o país enfrenta, com uma inflação anual que deve chegar a 200%, uma das taxas mais altas do mundo.
Milei, um 'outsider' que assumiu o cargo em meados de dezembro devido à raiva dos eleitores em relação à elite política, promoveu uma desvalorização de mais de 50% do peso, uma moeda debilitada e artificialmente forte.
Isso desencadeou uma onda de inflação reprimida, com os custos de alimentos, vestuário e transporte sofrendo um forte ajuste após a desvalorização, que tinha como objetivo reduzir a enorme diferença entre a taxa de câmbio oficial e as taxas paralelas amplamente utilizadas.
"A aceleração foi claramente impulsionada pela acomodação dos preços que foi artificialmente atrasada", disse Eugenio Mari, economista-chefe da Fundación Libertad y Progreso.
"O principal fator foi a taxa de câmbio no atacado. Isso elevou os preços dos bens comercializáveis, especialmente em alimentos e bebidas, que aumentaram cerca de 35% ao mês."
As projeções dos analistas variavam de 16,9% a um pico de 31,5% para o mês. A agência oficial de estatísticas Indec divulgará os dados oficiais na quinta-feira.
A inflação galopante, que tem aumentado constantemente nos últimos anos devido aos profundos déficits fiscais, à baixa confiança no peso e à impressão de dinheiro para financiar o governo, é uma parte fundamental da pior crise econômica da Argentina em duas décadas.
Milei, que alertou sobre o risco de hiperinflação sem suas medidas de austeridade e cortes de gastos planejados, reconheceu que a inflação provavelmente ficará em torno de 30% em dezembro, embora tenha dito que poderia ter sido pior.
0 comentário
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia
Ações da China e Hong Kong avançam com sinais de entrada de dinheiro e porto de Hainan
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi