Real, juros futuros e Ibovespa despencam após notícia sobre possível isenção de IR
![]()
Por Fabricio de Castro
SÃO PAULO (Reuters) - Os ativos brasileiros despencavam na tarde desta quarta-feira, com investidores reagindo negativamente a notícia divulgada na imprensa de que o governo pode anunciar, dentro do pacote de medidas fiscais que vem sendo aguardado há semanas, a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais por mês.
Matéria publicada pelo jornal "O Globo" perto das 13h45 informou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no pronunciamento que fará na noite desta quarta para explicar o pacote de gastos, anunciará a isenção. Uma fonte do governo confirmou à Reuters que a previsão é que Haddad fale sobre o tema no pronunciamento.
A expectativa predominante até então era que o pacote se concentraria em medidas de contenção de despesas, conforme anunciado pela equipe econômica.
A Presidência informou a convocação da Rede Nacional de Rádio e Televisão para pronunciamento do ministro, com duração de sete minutos e 18 segundos, às 20h30 desta quarta-feira.
Na esteira das notícias, após as 13h45 o real, as taxas futuras de juros e o Ibovespa despencaram, em uma primeira reação negativa dos mercados à possível isenção de IR.
Às 14h21, o dólar à vista subia 1,42%, aos 5,8920 reais, o Ibovespa despencava 1,42%, aos 128.075,75 pontos, e a taxa do DI para janeiro de 2027 -- um dos mais líquidos -- estava em 13,675%, em alta de 35 pontos-base ante o ajuste anterior.
Até o anúncio, as taxas futuras e o real já estavam pressionados, conforme profissional ouvido pela Reuters, em função da expectativa antes da divulgação do pacote, em meio a receios de que ele poderia ficar para a próxima semana.
Com a notícia sobre a isenção -- ainda não confirmada oficialmente -- os ativos despencaram, mesmo com a informação de que Haddad dará detalhes sobre o pacote à noite.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global