Inflação ao consumidor francês tem alta de 1,8% em janeiro deste ano em relação a janeiro/24
![]()
18 de fevereiro (Reuters) - Os preços ao consumidor na França subiram 1,8% em janeiro na comparação anual, informou o escritório de estatísticas INSEE na terça-feira, em linha com as expectativas dos analistas e a leitura preliminar .
Analistas em uma pesquisa da Reuters esperavam, em média, um número preliminar de inflação harmonizada pela UE de 1,8% em janeiro.
Aumentos de preços em serviços e energia, 2,5% e 1,6% respectivamente em relação ao ano anterior, e uma recuperação nos preços de produtos manufaturados foram os principais impulsionadores da inflação no início do ano, disse o INSEE.
Na base mensal, os preços caíram 0,2% em janeiro, em linha com a leitura preliminar e as expectativas, após terem subido 0,2% em dezembro.
Os maiores aumentos mensais nos preços foram para tabaco, +3,8%, alimentos frescos, +2,8%, e produtos petrolíferos, +2,8% em janeiro, disse o INSEE.
Os preços dos transportes caíram 8,3%, enquanto os de vestuário e calçados caíram 7,2% e os de produtos manufaturados 1,1%, as maiores quedas no mesmo período.
Reportagem de Nathan Vifflin em Gdansk; Edição de Milla Nissi
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes