Choques nos preços do café levam cerca de um ano para serem repercutidos nos consumidores, diz relatório da ONU
![]()
LONDRES, 14 de março (Reuters) - Os choques nos preços do café cru levam cerca de um ano para serem repercutidos nos consumidores, enquanto o impacto residual dura pelo menos quatro anos, de acordo com um relatório publicado na sexta-feira pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Devido às condições climáticas adversas persistentes que estão reduzindo os suprimentos e consumindo os estoques globais, os preços do café cru estão em alta, com o arábica subindo 70% na bolsa ICE no ano passado e mais de 20% neste ano até agora.
Dê uma olhada no dia que se avizinha nos mercados dos EUA e globais com o boletim informativo Morning Bid US. Inscreva-se aqui.
De acordo com a FAO, cerca de 80% desses aumentos de preços serão repassados aos consumidores ao longo de 11 meses na União Europeia, enquanto nos Estados Unidos 80% dos aumentos serão repassados ao longo de 8 meses.
Os EUA e a União Europeia são de longe as maiores regiões consumidoras de café do mundo.
Os aumentos de preços para os consumidores provavelmente serão muito menores do que o aumento no custo dos grãos crus, pois há outros fatores que contribuem para os preços do café no varejo, como transporte, torrefação, embalagem, certificação e margens de lucro no varejo.
De acordo com o relatório da FAO, um aumento de 1% no custo do feijão cru na UE se traduz em um aumento de 0,24% no preço de varejo após 19 meses, "com o choque persistindo por vários anos".
Em termos de países produtores, o órgão da ONU disse que os preços para os produtores de grãos de café aumentaram 17,8% na Etiópia, 12,3% no Quênia, 13,6% no Brasil e 11,9% na Colômbia — muito longe dos ganhos observados em mercados negociados internacionalmente, como a ICE.
Reportagem de May Angel; Edição de Elaine Hardcastle e David Evans
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global