Comissão de Agricultura aprova mudança no Proagro para proteger pequenos produtores
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), o substitutivo do deputado Tião Medeiros (PP-PR) ao Projeto de Lei 220/2025, de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB-RS), que propõe mudanças importantes nas regras do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro). Um dos principais pontos do texto é a proibição do uso do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como critério para restringir o acesso de agricultores ao benefício.
Relator da proposta, Tião Medeiros criticou o uso do CAR — criado originalmente para fins ambientais — como ferramenta de controle para concessão de indenizações. Segundo ele, essa prática tem provocado “graves distorções” e penalizado especialmente os pequenos produtores.
“O uso do CAR para definir quem pode ou não acessar o Proagro está completamente desconectado da realidade do campo. A medida desconsidera aspectos fundamentais, como a individualidade de cada empreendimento rural e as variações regionais dos eventos climáticos”, afirmou.
O texto aprovado também proíbe o acúmulo de registros de perdas vinculados a um mesmo CPF, quando os prejuízos ocorrerem em propriedades distintas ou exploradas por mais de um produtor. Além disso, impede a limitação do acesso ao Proagro em municípios que estejam sob decreto de emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional.
“Ao impedir o uso cumulativo de dados do CAR ou do CPF para limitar o acesso ao Proagro, buscamos garantir justiça aos agricultores que trabalham em condições diversas e, muitas vezes, enfrentam perdas não por má gestão, mas por eventos climáticos severos e imprevisíveis”, explicou o relator.
O projeto chegou a prever a criação de um fundo específico para os recursos do Proagro, mas a proposta foi retirada. Segundo Tião Medeiros, a medida seria ineficaz: “Os aportes do Tesouro Nacional ao programa já ocorrem apenas quando há insuficiência nas contribuições dos produtores. A criação de um fundo, portanto, não traria impacto prático imediato”.
A matéria segue agora para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global