Oposição tenta avançar com projeto do voto impresso apesar de tempo limitado e pressão do STF
A oposição tenta emplacar no Senado a volta do voto impresso por meio do novo Código Eleitoral, mas enfrenta dois obstáculos: o calendário apertado para que a medida valha em 2026 e a resistência do Supremo Tribunal Federal (STF), que já declarou a proposta inconstitucional em outras ocasiões.
O projeto do novo Código Eleitoral está na pauta de votações do Senado desta semana. A previsão do voto impresso nas eleições foi incluída no texto por uma emenda apresentada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por 14 votos a favor e 12 contra. A discussão sobre o voto impresso foi comemorada pelos senadores da oposição, que agora trabalham para que a proposta também seja aprovada no plenário da Casa.
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.
1 comentário
Ações europeias se recuperam com impulso de bancos; decisão do BCE e dados dos EUA ficam no foco
Índices de Wall Street sobem enquanto investidores se posicionam para semana carregada de dados
Pedidos de recuperação judicial do agro brasileiro mais que dobram no 3º tri, diz Serasa
Ibovespa volta aos 162 mil pontos com IBC-Br e Braskem sob holofotes
França tenta adiar votação de acordo comercial do Mercosul em meio a protestos de agricultores
Dólar segue exterior e cai ante o real enquanto mercado digere dados de atividade
Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP
A última vez que tentaram auditar o código fonte, o PL do Waldemar da Costa Neto, tomou uma multa de 22 milhões. Isso é muito estranho, pois até na Venezuela, o impresso das atas são Constitucionais.
Mas vc ainda está nessa de voto impresso? E se um eleitor voltar da cabine de votação e disser que a impressão é diferente do que ele digitou? Em quem vc vai acreditar? É óbvio que qualquer eletrônico pode ser adulterado, porém seria facilmente percebido. Se tivesse fraude como explicar que em urna A o candidato X fez quase 100% dos votos e em urna B foi o contrário? Acordem!
DESCONFIAR É UM DIREITO DO SER HUMANO, VOU REPETIR, DIREITO, ---- MULTAR ALGUEM POR DESCONFIAR É ATITUDE NITIDA DE DELINQUENTE
Concordo plenamente. Se alguém foi multado por desconfiar é um absurdo! Eu desconfio que alguém foi multado por desconfiar! Gostaria de mais informações.