Após tarifaço de Trump, exportações brasileiras aos EUA caem 18,5% em agosto
Afetadas pelos encargos punitivos de Donald Trump, as exportações do Brasil para os Estados Unidos caíram 18,5% em agosto em estimativa anual, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (4). O presidente americano impôs desde 6 de agosto tarifas aduaneiras de 50% para vários produtos brasileiros, a taxa mais alta estabelecida até agora a outro país, sob o argumento de que existe uma suposta “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Aliado de Trump, Bolsonaro é réu no julgamento por tentativa de golpe de Estado em 2022. As exportações brasileiras ao mercado americano somaram 2,76 bilhões de dólares em agosto, contra 3,39 bilhões no mesmo mês de 2024, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O Brasil mantém um déficit comercial com os Estados Unidos há 16 anos ininterruptos. O saldo negativo na balança comercial chegou a 1,23 bilhão de dólares em agosto, de longe o mais alto de 2025. Os produtos afetados pelo tarifaço registraram quedas significativas, como o açúcar (-88,4%) e a carne bovina fresca (-46,2%).
Leia a notícia na íntegra no site da Jovem Pan.
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair