Câmara aprova mudanças que ampliam acesso de pequenos produtores ao Programa Venda em Balcão
O parecer do deputado José Medeiros (PL-MT) ao Projeto de Lei 80/2022, de autoria do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), foi aprovado nesta quarta-feira (3), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). A proposta, que recebeu os Projetos de Lei 639/2022, do deputado Benes Leocádio (União-RN), e 1.029/2022, do deputado Bosco Costa (PL-SE) como apensados, trata de mudanças no Programa de Venda em Balcão, operado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A leitura do relatório foi feita pelo deputado Coronel Meira (PL-PE), coordenador de Segurança no Campo da FPA, que ressaltou a importância da iniciativa. “Estamos tratando de um programa essencial para o produtor de menor porte. A aprovação garante que o governo leve apoio justamente a quem mais precisa, seja nas regiões Norte e Nordeste, seja em municípios que enfrentam situações de calamidade. É uma forma de tornar o Programa Venda em Balcão mais justo e acessível”, afirmou.
O que muda
O texto aprovado altera a Lei nº 14.293/2022, que criou o programa, permitindo que pequenos criadores de animais participem do Venda em Balcão mesmo sem a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, documento usado para comprovar o enquadramento na agricultura familiar. Nesse caso, bastará comprovar a renda dentro dos limites estabelecidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Além disso, as outras propostas apensadas ampliam ainda mais o alcance do programa. O PL 639/2022, garante que os pequenos agricultores das regiões Norte e Nordeste tenham acesso a estoques públicos de soja e algodão. Já o PL 1.029/2022, confere acesso prioritário ao programa para produtores localizados em municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública reconhecido pelo governo federal.
Justificativa do relator
Em sua justificativa, o deputado José Medeiros destacou que as medidas reforçam o papel social da Conab. “As proposições são oportunas porque levam apoio diferenciado às regiões mais vulneráveis e permitem respostas rápidas em situações de seca, enchentes e outras emergências. Isso fortalece os pequenos produtores e garante a segurança alimentar do país”, explicou.
A proposta segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.
0 comentário
Ibovespa recua mais de 2% em dia de correção na bolsa paulista após recordes
Wall Street recua conforme preocupações com IA afetam ações de tecnologia
Renan Calheiros diz que solicitará ao BC informações sobre Master após reunião com Galípolo
Dólar fecha estável ante o real apesar da forte queda do Ibovespa
Taxas dos DIs sobem em dia de realização de lucros no Brasil
EUA propõem bloco comercial de minerais críticos para se contrapor à China