Venezuela fecha embaixada na Noruega após Maria Corina Machado ganhar Prêmio Nobel
O presidente Nicolás Maduro fechará a embaixada da Venezuela na Noruega depois que a líder da oposição Maria Corina Machado recebeu o Prêmio Nobel da Paz, rejeitando a decisão de Oslo de reconhecer sua luta pela democracia no país sul-americano.
A Venezuela ordenou o fechamento de sua embaixada na capital da Noruega como resultado de uma "reorganização" interna de suas missões diplomáticas, informou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado publicado no Instagram . A Venezuela também fechará sua embaixada na Austrália, de acordo com os "princípios geopolíticos" do país de "paz e integração". A Noruega tem sido uma mediadora fundamental nas negociações entre Maduro e a oposição venezuelana.
A decisão de Maduro ocorre logo após a entrega do Prêmio da Paz de 2025 a Machado na sexta-feira e a campanha de máxima pressão do governo Trump no Caribe para responsabilizá-lo como líder de um cartel de drogas.
O governo norueguês intermediou negociações intermitentes entre Maduro e a oposição do país entre 2019 e 2024, que levaram ao fracassado Acordo de Barbados. A decisão de Caracas de fechar a embaixada parece sinalizar o fim de suas opções de comunicação com Oslo no futuro próximo.
Desde os acordos fracassados, que Maduro rejeitou consistentemente antes de realizar a eleição presidencial de 2024, amplamente condenada como fraudulenta por observadores internacionais, o isolamento internacional do governo de Maduro se aprofundou.
Enquanto a Venezuela solicitou uma resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas para defender sua soberania , os países vizinhos não agiram unanimemente em defesa de Maduro, mas sim com cautela. Brasil e Colômbia criticaram as ações dos EUA, enquanto Guiana e Trinidad e Tobago endossaram a mobilização americana.
Além dos fechamentos na Noruega e na Austrália, a postagem da Venezuela no Instagram também anunciou a abertura de representações no Zimbábue e em Burkina Fasso, “para fortalecer os laços com o Sul Global”.
0 comentário
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral
Ibovespa renova recorde acima de 164 mil pontos com perspectivas sobre corte de juros
Dólar à vista fecha estável contra o real com exterior misto
Congresso aprova LDO de 2026 com meta de superávit de 0,25% do PIB e exceção para resultado de estatais
Taxas dos DIs caem sob impacto do PIB menor que o esperado e de leilão de títulos do Tesouro