Senado dos EUA aprova fim do shutdown e alivia o clima global

Publicado em 11/11/2025 10:48

Por Ludymilla Carvalho

O Senado americano aprovou o projeto que põe fim à paralisação do governo, encerrando 42 dias de impasse político. O texto agora segue para a Câmara, controlada pelos republicanos. O presidente da Casa, Mike Johnson, afirmou que pretende aprovar a medida ainda nesta quarta-feira e enviá-la para sanção do presidente Donald Trump, que classificou o projeto como “muito bom”.

Se aprovado, o texto prorroga o financiamento do governo até 30 de janeiro, mantendo a atual política de contenção de gastos. Mesmo assim, o pacote não muda o quadro fiscal: os Estados Unidos continuarão adicionando cerca de US$ 1,8 trilhão por ano à dívida federal, que já passa dos US$ 38 trilhões.

Como dito no áudio de hoje sobre o dólar, o fim da paralisação também libera a retomada dos relatórios do USDA, que ficaram suspensos nesses 42 dias. Ainda não há data confirmada para as próximas divulgações, mas o mercado já reage com otimismo, vendo o retorno dos dados como sinal de normalização e transparência nas informações agrícolas. Seguiremos atentos à agenda e aos impactos sobre as cotações em Chicago.

Para o agro brasileiro, o desfecho é positivo. Menos ruído fiscal e mais estabilidade nos EUA criam ambiente favorável para exportações, fortalecem o real e ampliam o espaço para valorização da soja e do milho em Chicago.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Royal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário