Gazeta do Povo: “Moraes quer matar Bolsonaro”: veja reações de parlamentares de direita à prisão
Em notas enviadas à imprensa e em declarações nas redes sociais, parlamentares aliados de Jair Bolsonaro (PL) criticaram a prisão do ex-presidente na manhã deste sábado (22). Viaturas descaracterizadas chegaram à casa de Bolsonaro, em um condomínio, por volta das 6h, e o ex-mandatário foi levado à Superintendência da PF em Brasília.
Deputados federais reagem e denunciam perseguição
O deputado federal pelo Rio de Janeiro Carlos Jordy (PL-RJ) afirmou, em publicação na rede social X, que a prisão determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes seria uma reação ao pedido de vigília que o senador Flávio Bolsonaro havia anunciado para a frente do condomínio de Jair Bolsonaro.
“Agora eu pergunto: qual a ameaça à ordem pública de um ato de oração pela vida de um idoso com a saúde debilitada? Moraes quer matar Bolsonaro. É muita crueldade, covardia e injustiça”, declarou.
O líder da Oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), disse ter recebido com indignação, revolta e perplexidade a notícia da prisão de Bolsonaro. Em nota, afirmou que “prender um ex-chefe de Estado que jamais cometeu crime algum, que sempre se colocou à disposição das autoridades e que hoje enfrenta um quadro de saúde gravíssimo é simplesmente abominável”.
Zucco também destacou que “Bolsonaro sofre as sequelas permanentes da facada que quase o matou — sequelas que se agravaram recentemente, com cirurgias delicadas, crises de soluço, episódios de vômito e limitações físicas severas”. Segundo ele, “submeter um ser humano nessas condições a um regime fechado não é apenas injusto: é desumano”. E concluiu: “Se algo acontecer ao presidente sob a custódia do Estado, essa responsabilidade será direta, objetiva e inesquecível”.
O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) também se manifestou, por meio de vídeo nas redes sociais, afirmando que a prisão de Bolsonaro representa a continuidade de uma escalada autoritária de Moraes.
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo
0 comentário
Índices de Wall Street fecham quase estáveis com impulso de apostas de corte do Fed, mas pressionados pela Amazon
Amcham: novembro registra 4ª queda seguida nas exportações aos EUA e reforça necessidade de acordo bilateral
Ibovespa renova recorde acima de 164 mil pontos com perspectivas sobre corte de juros
Dólar à vista fecha estável contra o real com exterior misto
Congresso aprova LDO de 2026 com meta de superávit de 0,25% do PIB e exceção para resultado de estatais
Taxas dos DIs caem sob impacto do PIB menor que o esperado e de leilão de títulos do Tesouro