Rússia ataca porto perto de Odessa e mata irmãos perto da linha de frente, dizem autoridades ucranianas

Publicado em 13/02/2026 09:43 e atualizado em 13/02/2026 11:11

Logotipo Reuters

 

13 Fev (Reuters) - Três irmãos ucranianos, incluindo uma criança de oito anos, foram mortos perto da linha de frente oriental e um ataque russo com drones matou uma pessoa e feriu outras seis em um dos portos ucranianos do Mar Negro, perto de Odessa, informaram autoridades ucranianas nesta sexta-feira.

A mãe e a avó dos irmãos — dois dos quais tinham 19 anos — ficaram feridas no ataque na noite de quinta-feira, disseram nesta sexta os promotores locais da região de Donetsk.

Os portos são as principais artérias marítimas de exportação da Ucrânia, cruciais para seu comércio exterior e sobrevivência da sua economia em tempo de guerra. Moscou intensificou seus ataques contra eles e contra a infraestrutura energética da Ucrânia, e Kiev tem como alvo as instalações petrolíferas russas, enquanto os esforços liderados pelos EUA para acabar com a guerra estão travados.

“A Rússia lançou ataques massivos contra a infraestrutura portuária e ferroviária”, escreveu o vice-primeiro-ministro Oleksiy Kuleba no Telegram.

Infraestruturas pertencentes a uma empresa, bem como depósitos de fertilizantes e veículos, incluindo vagões de carga, foram danificados, disse Kuleba, acrescentando que o ataque provocou um incêndio.

A Autoridade Portuária Marítima da Ucrânia não identificou o porto, dizendo apenas que era um dos três ao redor de Odessa e continuou a operar apesar dos danos à infraestrutura.

A Força Aérea da Ucrânia disse que Rússia lançou 154 drones no total e um míssil balístico contra a Ucrânia durante a noite. As defesas aéreas abateram ou neutralizaram 111 dos drones, acrescentou.

O governador regional de Odessa, Oleh Kiper, afirmou que a infraestrutura energética, industrial e residencial da região também foi alvo, após relatar anteriormente que o ataque causou interrupções “substanciais” no fornecimento de energia, aquecimento e água.

A principal empresa privada de energia da Ucrânia, DTEK, disse que os danos à infraestrutura energética da cidade foram “extremamente graves” e que os reparos levarão muito tempo. A empresa não informou quais instalações foram atingidas.

A infraestrutura ferroviária na região de Dnipropetrovsk também foi atacada nas últimas 24 horas, segundo Kuleba.

(Reportagem de Anna Pruchnicka)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário