CNA ALERTA: IBGE errou no censo
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vem a público informar que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) errou ao publicar o valores do Índice de Gini no Censo Agropecuário 2006. Alerta que o dado sobre a suposta concentração de terras na área rural, além de errado, foi amplamente divulgado como se representasse um prejuízo ao País.
Posteriormente, o IBGE reconheceu o erro primário em nota sem qualquer destaque.
O Censo Agropecuário IBGE 2006 exibe fortes inconsistências quando comparado aos levantamentos anuais do próprio instituto, como a Pesquisa Pecuária Municipal IBGE 2006 e a Pesquisa Agrícola Municipal IBGE 2006. Neste caso, o Censo ou as pesquisas anuais, ou ambos, estão errados.
PESQUISAS FEITAS PELO IBGE NO ANO DE 2006
PESQUISA PECUáRIA MUNICIPAL 2006
(RESULTADO ANUAL)
CENSO AGROPECUáRIO 2006
(A CADA 10 ANOS)
DIFERENçA ENTRE OS NúMEROS DAS PESQUISAS
Produção de leite (litros)
25,3 bilhões
20,1 bilhões
5,2 milhões de litros
(21% a menos)
Vacas ordenhadas
(cabeças)
20,9 milhões
12,6 milhões
8,3 milhões de cabeças
(40% a menos)
Rebanho bovino
(cabeças)
205,9 milhões
171,6 milhões
34,3 milhões de cabeças
(16,6% a menos)
PESQUISA AGRíCOLA MUNICIPAL 2006
(RESULTADO ANUAL)
CENSO AGROPECUáRIO 2006
(A CADA 10 ANOS)
DIFERENçA ENTRE OS NúMEROS DAS PESQUISAS
Produção de soja
(toneladas)
52,4 milhões
40,7 milhões
11,7 milhões de toneladas
(21% a menos)
Diante de tão expressivas diferenças, cabe ao IBGE explicar aos produtores rurais e à sociedade brasileira as razões que levaram a resultados que geram suspeição sobre sua credibilidade. Sabemos que as pesquisas amostrais podem apresentar desvio quando comparadas àquelas que consideram todo o universo pesquisado. Mas a dimensão das diferenças encontradas nos números apresentados é no mínimo questionável.
Os desvios exibidos pelo Censo Agropecuário IBGE 2006 causaram prejuízos incalculáveis ao setor, cuja importância econômica foi subestimada pelos dados divulgados. Além do desgaste de sua imagem, os produtores rurais ficaram sem referências estatísticas confiáveis para a definição de políticas públicas e para a decisão de novos investimentos na atividade.
Brasília, 16/11/2009
SENADORA KÁTIA ABREU
PRESIDENTE
5 comentários
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Telmo Heinen Formosa - GO
Climaco Cézar de Souza Taguatinga - DF
Prezada Senadora Katia.
Infelizmente - V. Excia - chega muito tarde nesta materia e que o meu amigo - serio, apolitico e abnegado como eu - há 2 meses demonstra aqui neste mesmo site. Senadora, nós todos - agricultores - contamos com a Sra, mas o desempenho da CNA deixa muito a desejar, como sempre. Eu que fui um dos primeiros a lutar e a apoia-la - desde a crise dos computadores quando em pleno sabado, 01 dia após a crise aqui vim neste mesmo site defende-la publicamente expondo meu nome e a Sra., posterior e simplesmente, desconheceu-me e nunca agradeceu a todos que lutaram naquela época - embora conheça-nos muito bem e possas, tranquilamente, separar o joio do trigo nas federações estaduais. Senadora, perdoe-me, mas, muito apostaram muito em vosmece, mas sem a turma de Sao Paulo. Ninguem no Brasil é trouxa e todos sabemos que os grandes problemas atuais se originaram na turma de Sampa e que a Sra, incrivelmente, acolheu, acredita e aposta. VIVA A RAINHA (NAO ANA BOLENA).Telmo Heinen Formosa - GO
Dona Kátia, o IBGE erroumuito mais. Por exemplo Sorgo, aveia, canola, centeio, cevada, sorgo, triticale entre outras o Censo Agropecuário não divulgou, não sei se não perguntaram ou se não sabem que estas culturas existem. Estas lavouras passavam de 1,0 milhão de hectares em 2006. Outra coisa muito comum é contar duas vezes o mesmo hectare usado duas vezes na irrigação ou para soja no verão e trigo no inverno, soja ou feijão e milho safrinha no mesmo ano etc... nas papagaiadas midiáticas planta-se 47 ou 48 milhões de hectares ao passo que a nossa área física real mal passa dos 36 milhões de hectares. Nas demais culturas como Amendoim, Girassol, Feijão e Algodão e outras as divergências são do mesmo tipo. Além disto classificaram cana de açúcar e mandioca como culturas anuais. . Para a maioria dos jornalistas números são sempre uma %u2018Má Temática%u201D e por isso eles não estão nem aí... com um absurdo destes. Engoliram ignóbil e solenemente esta falsidade e todas as demais [acabou o espaço]
Telmo Heinen Formosa - GO
CNA também errou - Pegou a colheita de soja de 2004/05! Como pode minha gente! em 2005/06 é o valor da mensagem postada abaixo. E no Arroz - Você sabia que a CONAB e o Ibge divulgaram que na colheita de 2006 o Brasil tinha plantado 3.017.800 ha de ARROZ em casca e colhido 11.721.700 t? Pois é... Pelo %u2018Chutômetro%u2019 do Censo Agropecuário de 2006 só foram encontrados 2.409.587 ha e colhidas 9.447.257 t [ver pg. 453] %u2013 e querem que a gente acredite neste e nos demais resultados deste Censo! A propósito, você foi recenseado naquele ano? Censo não é pesquisa por amostra. Censo é contagem aritmética. Quem não foi contado não consta nos resultados, este é o problema que ocorreu. Centenas de milhares de agricultores foram sequer visitados. Para a maioria dos jornalistas números são sempre uma %u2018Má Temática%u201D e por isso eles não estão nem aí... com um absurdo destes. Engoliram solene e ignobilmente esta falsidade e todas as demais onde erroneamente o MDA avoca para si os reultados da Agricultura Familiar da classificação do IBGE [Até 4 Módulos] enquanto que a dele [PRONAF] é classificada por faturamento que em 2006 era de até 110 mil por ano. São critérios distintos!
Telmo Heinen Formosa - GO
Dona CNA [Kátia] o IBGE errou muito mais do que o calculo do Indice de Gini.
Na Soja - Você sabia que a CONAB e o Ibge divulgaram que na colheita de 2006 o Brasil tinha plantado 22.749.400 ha de SOJA e colhido 55.027.100 t? Pois é... Pelo %u2018Chutômetro%u2019 do Censo Agropecuário de 2006 só foram encontrados 15.646.980 ha e colhidas 40.712.683 t [ver pg. 481] %u2013 e querem que a gente acredite neste e nos demais resultados deste Censo! A propósito, você foi recenseado naquele ano? [Era obrigatório em cidades até 170 mil hab]. Censo não é pesquisa por amostra. Censo é contagem aritmética. Quem não foi contado não consta nos resultados, este é o problema que ocorreu. Centenas de milhares de agricultores foram sequer visitados. Para a maioria dos jornalistas números são sempre uma %u2018Má Temática%u201D e por isso eles não estão nem aí... com um absurdo destes. Engoliram solene e ignobilmente esta falsidade e todas as demais onde falsamente o MDA avoca para si os reultados da Agricultura Familiar da classificação do IBGE [Até 4 Módulos] mas a dele [PRONAF] é classificada por faturamento que em 2006 era de até 110 mil por ano. Está na hora das Faculdades de Jornalismo darem uma incrementada no ensino de aritmética. Telmo Heinen, Formosa [GO] 6199896005