Ministros são convidados para debater apoio a famílias retiradas da Suiá Missú

Publicado em 20/08/2013 17:46

Três ministros do governo federal foram convidados para uma audiência pública nesta quarta-feira (21), às 9h30, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, para falar sobre a adoção de providências para proteger as famílias de agricultores desalojadas da gleba Suiá Missu, no município de Alto Boa Vista (MT), para a demarcação de um território Xavante.

O deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), autor do requerimento da audiência e do convite aos ministros, cobrou um plano de ação do governo “para minimizar a angústia e o sofrimento das famílias abruptamente desalojadas”. A decisão judicial que deu origem ao despejo, diz ele, foi baseada “numa demarcação absolutamente sem critérios, feita pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que deslocou o território Xavante para dentro da área ocupada há mais de 30 anos por não índios”.

Valtenir Pereira lembra que na comunidade de agricultores despejados “existem idosos, crianças, mulheres, pessoas doentes. A dignidade humana é igual e deve ser respeitada para índios e não índios”. Por isso, cobra o deputado, “se o governo federal, via Funai, teve o trabalho de proteger o direito da comunidade indígena, também teria que ter tido o mesmo trabalho para elaborar um plano de ação visando mitigar os efeitos dessa ação – e não jogar ao relento as famílias de trabalhadores da gleba Suiá Missu”. 

Foram convidados:
- o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; 
- a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; e 
- a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. 

A audiência será realizada no Plenário 9.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Câmara Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    Vamos ver se os ministros irão e qual será a brilhante ideia agora ????? Gostaria de saber também com qual dinheiro eles querem comprar as terras dos agricultores no Mato Grosso do Sul ou no Maranhão, e principalmente se os agricultores destes estados estão dispostos a vender suas terras. ?? Quem vende deve pôr o preço pela lógica. O Governo vai tirar verbas de onde?/ Dos Hospitais e escolas ?? Quanta falta de visão !!!!!!!!!!!!!!

    0