Raposa Serra do Sol: Moreira destaca decisão do STF

Publicado em 24/10/2013 18:24 e atualizado em 25/10/2013 06:43

O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) avaliou como positiva a validação, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dos critérios utilizados para demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A Corte decidiu, na quarta-feira (23), que as 19 condicionantes adotadas no processo não se estendem a outras ações que envolvam terras indígenas.

“A decisão é muito importante porque, apesar de aprovar somente para o caso concreto da reserva, essas regras poderão servir de parâmetro para novas demarcações e de legalidade em caso de novos processos judiciais”, afirmou Mendes.

O parlamentar destacou ainda que o resultado “dá ao governo o instrumento que desejava para reeditar a Portaria 303/12, da Advocacia-Geral da União (AGU)”, suspensa até a publicação do Acórdão pelo Supremo sobre o caso. A regra estabelece critérios de atuação de advogados públicos e procuradores em processos envolvendo demarcações em todo o país.

Segundo Moreira, a portaria representa a pacificação. “O que precisávamos para tornar definitiva essa questão como regra geral daqui para frente”. O deputado acrescentou que a decisão possibilita a colocação em pauta do Projeto de Lei Complementar (PLP) 227/12, que regulamenta o § 6º do artigo 231 da Constituição Federal, definindo os bens de relevante interesse público da União para fins de demarcação de terras indígenas.

Ele enfatizou, também, a necessidade de diálogo para a redução dos conflitos entre produtores rurais e indígenas. “É um tema conflituoso e sensível. Precisamos desmistificar que os produtores rurais são contra os indígenas. Não é verdade. Eles querem paz, tranquilidade, respeito à lei, segurança jurídica. Querem que o índio seja respeitado nos seus direitos, mas exigem também que haja paz no campo”, concluiu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AI Dep. Moreira Mendes

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário