Presidente da Famasul pede ao ministro da Justiça agilidade na compra de áreas invadidas

Publicado em 14/05/2014 17:52

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, entregou na manhã desta quarta-feira (14) para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, uma cópia dos laudos enviados pelos produtores rurais com avaliação das propriedades vizinhas à Aldeia Buriti, em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti (MS), invadidas por indígenas. A entrega foi feita em audiência no Ministério da Justiça, junto com a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, e o diretor vice-presidente da Confederação, João Martins da Silva Junior.
 
A entrega de hoje oficializa o envio pelos produtores, via internet, no dia 04 de maio, dos laudos técnicos com as indicações de que a avaliação pelo preço de mercado das propriedades fica em R$ 130,062 milhões. A proposta do Governo Federal, baseada em valores estabelecidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai), é de aproximadamente  R$ 78 milhões.
 
Ao entregar os laudos diretamente, as lideranças debateram com o ministro a compra das áreas, prometida pelo Governo Federal no ano passado. “Queremos agilidade no processo de compra das propriedades. Se a compra das terras é a alternativa proposta, precisamos que se concretize a primeira transação”, disse Riedel. Em conferência sobre o Processo de Demarcação de Terras Indígenas, realizada na Assembleia Legislativa na última sexta-feira, Riedel falou sobre a ausência da Funai e do poder público, ressaltando que ao não comparecer ao debate, as instituições representantes dos indígenas demonstram desinteresse em encontrar uma solução concreta e definitiva para o impasse criado com as invasões a propriedades privadas no Estado.
 
Segundo o cronograma acertado com o Governo Federal no final de fevereiro, o prazo final para a efetivação da compra das propriedades no entorno da Aldeia Buriti é 6 de junho. A área abrange 15 mil hectares distribuídos em 30 propriedades privadas, sendo que dessas, 20 estão invadidas. No total, Mato Grosso do Sul tem 80 propriedades rurais invadidas por indígenas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário