Terras Indígenas viram zona de tráfico de drogas no Ceará

Publicado em 14/10/2014 18:30

Itarema.jpg

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) enviou recomendação à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDC) para que o titular da pasta, Servilho Silva de Paiva, adote medidas urgentes para a repressão de roubo e tráfico de entorpecentes praticados nas aldeias indígenas Tapera e Saquinho, dos Tremembés de Almofala, no município de Itarema, no Litoral Oeste do Estado.

De acordo com o procurador da República Ricardo Magalhães de Mendonça, autor da recomendação, crimes como roubo e tráfico de entorpecentes são praticados dentro das comunidades indígenas sem qualquer repressão das autoridades policiais civis ou militares. O procurador cita, ainda, o número reduzido de policiais militares em atuação no destacamento responsável pela segurança pública da região e a inexistência de qualquer delegado de polícia para apuração das infrações penais em Itarema.

Na recomendação, o MPF estabelece o prazo de 20 dias para que o secretário se manifeste e informe sobre as medidas adotadas. O MPF quer, também, o reforço do efetivo policial e a lotação de delegado para apuração das infrações penais.

Recomendações são um dos tipos de instrumentos de atuação utilizados pelo Ministério Público. Elas são enviadas a órgãos públicos para que eles cumpram determinados dispositivos constitucionais ou legais. Os órgãos públicos não estão obrigados a atender as recomendações, mas ficam sujeitos a medidas judiciais em função dos atos indevidos

Terras Indígenas são áreas de jurisdição federal nas quais a polícia militar dos estados só pode entrar com autorização da Funai e acompanhamento da Polícia Federal. Normalmente viram esconderijo e zona segura para prática de crimes pela dificuldade que as polícias têm para atuar em seu interior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário