Índios guarani invadem área privada no Paraná. Há risco de confronto com agricultores

Publicado em 23/12/2014 17:46
Porto%2BMendes.jpg

Um grupo de índios guarani invadiu hoje pela manhã uma colônia de pescadores na Linha Apepú, no distrito de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon, oeste do Paraná. A área fica às margens do lago da hidrelétrica de Itaipu e pertence á Itaipu Binacional. Segundo informações, o grupo de aproximadamente 50 índios veio do município vizinho de Guaíra. Há informações de que mais índios estariam vindo para o local.

Agricultores que residem nas proximidades estão assustados, uma vez que de longa data há informações de que índios poderiam invadir propriedades na região onde a Funai pretende demarcar terras indígenas. Vários agricultores estão mobilizando e já se concentram nas proximidades da área invadida. A polícia já foi acionada e se desloca para o local para tentar evitar um confronto entre agricultores e índios.

Por meio de nota Oficial a prefeitura de Marechal Cândido Rondon informou que a Procuradoria Geral do Município está tomando as medidas cabíveis e notificando as autoridades competentes para que tomem ciência da situação em Porto Mendes. Ainda de acordo com a nota o objetivo da prefeituras é evitar que ocorra um conflito agrário no local, uma vez que os agricultores estão se sentindo ameaçados com a presença indígena.

Já foram notificados o Ministério Público Estadual, a Itaipu Binacional, o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e o BPFron. Veja imagens do local no portal Marechal News.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Questão Indígena

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário