MS pede Força Nacional em área de conflito entre índios e produtores

Publicado em 15/06/2016 15:53

O governo de Mato Grosso do Sul divulgou uma nota no fim da manhã desta quarta-feira (15) sobre o conflito fundiário entre índios e produtores rurais na região de Caarapó, na região sul do estado, em que lamenta a morte de um indígena e a agressão a policiais militares e ainda pede a presença da Força Nacional de Segurança Pública na região.

O conflito ocorreu nesta terça-feira (14), em uma fazenda do município. O agente de saúde indígena Claudione Rodrigues Souza, de 26 anos, morreu e outros seis índios ficaram feridos, entre eles uma criança, no confronto.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que a área em que ocorreu o confronto está na Terra Indígena Dourados-Amambaipeguá. Conforme o órgão, ela é tradicionalmente ocupada e está em estudo para regularização fundiária.

Em nota publicada no Facebook, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) afirmou que homens armados chegaram em 60 camionetes e atiraram em cerca de mil indígenas, incluindo quatro agentes de saúde indígena, que estavam reunidos no território perto da aldeia Te' Ýikuê. A Funai também afirma que os índios foram atacados.

O comandante da Polícia Militar (PM) do município, tenente-coronel Carlos Silva, informou que a fazenda foi ocupada por indígenas na segunda-feira (13) e que houve confronto entre o grupo e produtores rurais.

Confira a notícia na íntegra no site do G1 MS

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário