Grãos: Mercado enfrenta mais um pregão de volatilidade em Chicago

Publicado em 08/12/2011 14:45 e atualizado em 08/12/2011 17:11
Mais um dia de volatilidade para o mercado de grãos em Chicago. Nesta quinta-feira, após um fechamento negativo no pregão noturno, os futuros estenderam as perdas para a sessão regular, porém, logo passaram para o campo positivo.

Por volta das 15h23 (horário de Brasília), o vencimento janeiro/12 no mercado da soja era cotado a US$ 11,36 por bushel, com alta de 5 pontos. No milho, o dezembro/11 subia 4 pontos, cotado a US$ 5,86/bushel. Já no trigo, o cenário era cde cotações no misto, com o dezembro/11 negativo, o setemebro/12 positivo e os demais sem variação.

O que faz o mercado andar de lado, como dizem os analistas, são as expectativas no mercado financeiro e também quanto aos fundamentos.

No quadro macroeconômico, o que se espera são resultados concretos a serem anunciados por autoridades monetárias e chefes de estado da Europa sobre soluções para a crise no continente. Começou nesta quinta-feira (8) uma reunião de cúpula da União Europeia em Bruxelas e amanhã informações sobre novas medidas já devem ser anunciadas.

No entanto, apesar de saber que a solução para a crise europeia não deverá ser encontrada no curto prazo, os europeus estão sendo bastante exigidos. Hoje, o presidente francês Nicolas Sarkozy disse que "o risco de que a Europa exploda nunca foi maior. A Europa nunca foi tão exigida e nunca correu tanto perigo".

Já sobre os fundamentos, a expectativa maior está ao redor do relatório de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga também nesta sexta-feira.

De acordo com as projeções de alguns analistas, o departamento poderia trazer um aumento nos estoques finais norte-americanos da safra 2011/12 de soja. As reservas que em outubro foram estimadas em 5,3 milhões de toneladas, poderiam, em dezembro, chegar a 5,8 milhões. Caso esse número se confirme, apenas no terceiro trimestre, os estoques irão registrar uma alta de 1,5 milhão de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário