Safra 13/14: Colheita na região Oeste de MT chega a 8% da área

Publicado em 13/01/2014 08:55
Cerca de 1,9% da área do Estado foi colhida até sexta (10)

Os primeiros grãos de soja foram retirados do campo ainda em dezembro de 2013, em Mato Grosso. Cerca de 1,9% da área do Estado foi colhida até sexta (10), o que indica 0,9 pontos percentuais à frente da safra passada, segundo os dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

Nessas áreas, a colheita inicial vem apresentando uma produtividade entre 54 e 58 sacas por hectare, médias consideradas boas para a soja superprecoce e precoce, segundo o superintendente do IMEA, Otávio Celidonio.

A região Oeste é a com maior avanço na colheita: 8% da área, devido à semeadura antecipada. A maioria das lavouras de soja já colhidas nesse início de janeiro deve dar lugar ao algodão como primeira opção de segunda safra, mas também há produtores que já estão semeando milho.
 

Opções de segunda safra – O produtor Cleto Welber, de Sapezal, já retirou 40% da produção do campo e fará o plantio de algodão nesta área. “Essa soja é de uma variedade superprecoce de 98 dias, iniciamos o plantio em 18 de setembro e colhemos uma média de 54 sacas por hectare.”

Ainda em Sapezal, Anilson Rotta, colheu 20% da área de soja precoce de 100 dias, com uma média de 61 sacas por hectare, e já está plantando, logo em seguida, o milho. “A soja que plantamos em 23 de setembro, colhemos nos dias 2 e 3 de janeiro. Já o milho semeado agora será colhido no final de maio.”
Em Campo Novo dos Parecis, o produtor Fabio Moraes, fez a opção de segunda safra com milho pipoca, girassol e milho. Ele já retirou 100 hectares de soja superprecoce de 90 dias, a área vai receber milho pipoca com semeadura para 10 dias. “Estamos com 5% da área colhida, vamos esperar um pouco para semear primeiro o milho pipoca, depois o girassol e o milho normal.”

Colheita – Apesar da chuva constante que tem caído em Mato Grosso, os três produtores da região Oeste não mencionaram problemas com o volume pluviométrico nesse início de colheita. Segundo Nery Ribas, diretor técnico da Aprosoja, a colheita será intensificada a partir da próxima semana, e deverá alcançar o pico em fevereiro. “Agora estão sendo colhidas as variedades superprecoce, média de 95 dias, e as precoces, com média de 105 dias, posteriormente, iniciam os ciclos de 110 e 120 dias.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário