Oil World: Safra mundial 2014/15 de soja deve superar 300 mi de t e área recorde

Publicado em 03/06/2014 16:35 e atualizado em 03/06/2014 17:22

A produção mundial de soja pode chegar a um recorde nessa nova temporada por conta de um aumento de área, principalmente no Hemisfério Norte, segundo uma nota divulgada nesta terça-feira (3) pela Oil World.

A safra global poderia alcançar, segundo as primeiras estimativas da consultoria alemã, as 301,2 milhões de toneladas no ano comercial 2014/15. A área total cultivada com a oleaginosa pode chegar a ser a maior de todos os tempos e totalizar 118,5 milhões de hectares, sendo cerca de 4% maior do que a do ano anterior. 

"As relações de preços e preços mais competitivos estimularam os produtores e resultaram em um plantio recorde nessa primavera no Hemisfério Norte. Com a continuidade das boas condições climáticas daqui em diante, produções recordes deverão ser colhidas nos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Ucrânia e União Europeia", informou a nota da Oil World. 

Impacto nos Preços

Só neste ano, os preços da soja já subiram 15% na Bolsa de Chicago, movimento que se deu com os traders observando a redução e o aperto dos estoques nos Estados Unidos, principal produtor mundial da oleaginosa. Agora, o que se espera é uma recomposição desses estoques com uma safra esperada para o país pela consultoria de 98 milhões de toneladas. A primeira estimativa oficial do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) é de 98,93 milhões de toneladas. 

Essa maior produção no Hemisfério Norte, portanto, poderia ter um impacto negativo sobre os preços, desencorajando os produtores na América do Sul a uma grande e expressiva expansão do plantio. No Brasil, a Oil World projeta um crescimento de 3,4% na safra 2014/15, para 90 milhões de toneladas, e para a Argentina, um incremento de 1,8%, colhendo 56 milhões de toneladas. 

Com isso, a consultoria espera que os estoques mundiais de soja cheguem a 90 milhões de toneladas no final da temporada 2014/15, 23% maior do que o da safra anterior. 

A Oil World acredita ainda que a produção mundial das principais oleaginosas, incluindo soja, canola e girassol, podem totalizar 511,2 milhões de toneladas, 3,2% a mais do que no ano comercial 2013/14. Já os estoques deverão alcançar os 105,3 milhões de toneladas, contra 89,9 milhões na temporada anterior. 

Com informações da Bloomberg

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário