Cultivada há cem anos no país, soja deve gerar R$ 45,2 bi no RS em 2015

Publicado em 16/12/2014 07:45

Lançadas timidamente em solo gaúcho há cem anos, quando a agricultura brasileira ainda era uma atividade de subsistência, as primeiras sementes de soja vindas dos Estados Unidos levariam mais de 60 anos  para firmar raízes e brotar resultados na economia brasileira. Dividida em fases bem marcadas, com bases mais sólidas a partir da década de 1980, a expansão do grão fez crescer o Brasil do agronegócio. No país, que exibe  a segunda maior produção mundial e sucessivos recordes na colheita, a soja transformou-se em moeda – com peso valioso tanto no mercado interno quanto nos negócios internacionais.

No Rio Grande do Sul, onde o município de Santa Rosa protagonizou o primeiro plantio comercial do país em 1914, o complexo soja (da semeadura ao beneficiamento) já responde por 13,3% do Produto Interno Bruto (PIB). A riqueza do grão ultrassa os limites da porteira e transcende para outros setores da economia.

Confira a notícia na íntegra no site do Zero Hora

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário