Início do vazio sanitário da soja em MT é prorrogado para 1º de junho
Publicado em 30/04/2015 07:35
O início do período de vazio sanitário para a cultura da soja será prorrogado para o dia 1º de junho em Mato Grosso pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT). O prazo inicial anterior da Instrução Normativa conjunta nº 01/2015, publicada no dia 10 de fevereiro no Diário Oficial do estado, determinava que o início seria no dia 1º de maio. O término do período continua sendo no dia 15 de setembro, conforme a Instrução Normativa.
O pedido foi feita formalmente pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) na última sexta-feira (24) e submetido à aprovação do Comissão de Defesa Sanitária Vegetal de Mato Grosso (CDSV/SFA-MT), formada por representantes do setor produtivo, técnicos, pesquisadores e os órgãos de defesa sanitária vegetal.
“Essa demanda foi feita porque fica operacionalmente impossível fazer o controle da soja voluntária até o dia 1º de maio, já que o plantio de soja e, consequentemente, a colheita atrasaram nesta safra. Com mais um mês de prazo, o controle fica bem mais razoável”, afirma Ricardo Tomczyk, presidente da Aprosoja.
Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, o pedido foi acatado pela Comissão, que reafirmou a normativa e abriu uma excepcionalidade este ano para uniformizar o início do vazio, já que o artigo nº 28 da Instrução Normativa assegurava o direito dos produtores que haviam plantado soja nesta safra antes de sua publicação, em fevereiro.
Leia o conteúdo na integra no site G1 - MT.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - MT
0 comentário
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo