Início do vazio sanitário da soja em MT é prorrogado para 1º de junho

Publicado em 30/04/2015 07:35
O início do período de vazio sanitário para a cultura da soja será prorrogado para o dia 1º de junho em Mato Grosso pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT). O prazo inicial anterior da Instrução Normativa conjunta nº 01/2015, publicada no dia 10 de fevereiro no Diário Oficial do estado, determinava que o início seria no dia 1º de maio. O término do período continua sendo no dia 15 de setembro, conforme a Instrução Normativa.

O pedido foi feita formalmente pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) na última sexta-feira (24) e submetido à aprovação do Comissão de Defesa Sanitária Vegetal de Mato Grosso (CDSV/SFA-MT), formada por representantes do setor produtivo, técnicos, pesquisadores e os órgãos de defesa sanitária vegetal.

“Essa demanda foi feita porque fica operacionalmente impossível fazer o controle da soja voluntária até o dia 1º de maio, já que o plantio de soja e, consequentemente, a colheita atrasaram nesta safra. Com mais um mês de prazo, o controle fica bem mais razoável”, afirma Ricardo Tomczyk, presidente da Aprosoja.

Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, o pedido foi acatado pela Comissão, que reafirmou a normativa e abriu uma excepcionalidade este ano para uniformizar o início do vazio, já que o artigo nº 28 da Instrução Normativa assegurava o direito dos produtores que haviam plantado soja nesta safra antes de sua publicação, em fevereiro.

Leia o conteúdo na integra no site G1 - MT.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário