Embarques de soja encerram 2015 com recorde de 54,3 milhões de toneladas
As exportações de soja nos doze meses de 2015 atingiram o recorde de 54,32 milhões de toneladas, contra 45,6 milhões de t em 2014, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) nesta segunda-feira (04). Esse é o maior volume desde a serie histórica acompanhada pelo Ministério.
Em dezembro foram embarcadas 731,7 mil toneladas - 427,8% a mais que no ano passado, onde as vendas atingiram 138,6 mil t. a média diária para o mês foi de 33,2 mil/dia.
Por outro lado a queda nas cotações da oleaginosa na Bolsa de Chicago influenciou na receita em 2015. No período o saldo obtido com as exportações foi 13,43% abaixo do valor registrado em 2014. No acumulado do ano o faturamento foi de US$ 20,1 bilhões, contra US$ 23,2 bilhões no ano anterior.
O grão brasileiro ganhou competitividade no mercado internacional, devido à desvalorização do real, ocupando inclusive alguns espaços deixados pelos Estados Unidos - maior produtor e exportador global. Por isso esse aumento significativo nos embarques brasileiros da soja em grão já era esperado pelo setor.
Em sua última estimativa a Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) projetou as vendas externas em 55 milhões de toneladas, e apesar de ter ficado um pouco abaixo da perspectiva os embarques foram bastante positivos neste ano.
Diante desse cenário, a Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec) projeta aumento das exportações de soja também em 2016 da ordem de 5 milhões de toneladas, para 57 milhões de toneladas, ante os 52 milhões de toneladas estimados para 2015, apesar da perspectiva de maior concorrência dos Estados Unidos e da Argentina ao longo da temporada 2015/16.
0 comentário

Produtores de soja do Paraguai enfrentam 'tobogã' na guerra tarifária

Brasil tem semana de bons negócios com a soja no Brasil; altas em Chicago compensam queda do dólar

Soja fecha com altas de dois dígitos em Chicago, motivada por disparada do óleo nesta 5ª feira

No Senado, CNA debate moratória da soja

Aprosoja MT critica Moratória da Soja e defende a livre iniciativa dos produtores rurais em audiência pública no Senado

PIB da indústria de soja recuou 5% em 2024, aponta estudo do Cepea/Abiove