Conab contesta informação apurada pela Aprosoja Piauí sobre erro na safra de soja do estado

Publicado em 12/05/2016 11:41
Em entrevista ao Notícias Agrícolas no último dia 11/05 o representante da Aprosoja PI, Altair Fianco, diz que são 325 mil toneladas de soja a menos que as divulgadas no 8º levantamento da Safra de Grãos divulgado pela Conab

Com relação à matéria “Conab erra projeção para a safra de soja do Piauí em 325 mil toneladas”, publicada ontem (11) pelo site Notícias Agrícolas, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) esclarece:

Não houve, por parte da Companhia, revisão de números referentes à previsão de safra de grãos no Piauí. As informações oficiais são as que constam no Boletim de Acompanhamento de Safras da Conab – 8º Levantamento da Safra de Grãos 2015/2016, divulgado na última terça-feira (10) e disponível no site da Companhia.

Na ocasião do 8º levantamento, cerca de 50% da soja havia sido colhida, com expectativa 90% até o fim de abril. Deve-se ressaltar que é necessário aguardar o término da colheita da soja para medir com precisão a produtividade a ser alcançada, uma vez que as últimas variedades colhidas (ciclo tardio) têm um potencial produtivo maior, o que pode compensar perdas que porventura ocorreram em variedades de ciclo precoce. Houve problemas climáticos na região durante o ciclo da cultura e a Conab tem acompanhado esses impactos com a devida atenção, como demonstrado no quado abaixo.

Nota Conab

A colheita do milho primeira safra ainda não havia iniciado no momento do 8º levantamento, uma vez que seu plantio é mais tardio em relação a soja. O calendário de colheita previsto para o período é de maio a agosto e é necessário aguardar o início da colheita, acompanhando o desenvolvimento fenológico da cultura, para avaliar se houve impacto climático, problemas fitossanitários e/ou ataques de pragas em cada um dos estádios da cultura, mensurando o possível efeito na produtividade alcançada.

Abaixo segue o acompanhamento do índice de vegetação das lavouras no sudoeste piauiense. É possível perceber que a safra atual está abaixo da anterior e da média dos último seis anos. Considerando as duas culturas mais relevantes nesta região (soja e milho primeira safra), o balanço é de uma queda de 13,6% na produtividade em relação à safra anterior, corroborado pelos dados de satélite.

Nota Conab 2

Nota Conab 3

Como o plantio do milho 2º safra no Piauí ocorre de fevereiro a abril, o método da Conab prioriza a informação estatística até o momento em que as informações de produtividade sejam apuradas nos trabalhos de campo e no monitoramento agrometeorológico e espectral, de acordo com o desenvolvimento fenológico das culturas.

Sendo assim, não havia elementos agronômicos para alteração da estimativa na última divulgação. Em maio, técnicos da Companhia devem se deslocar à campo para avaliação das condições das culturas de acordo com o cronograma estabelecido no início de cada ano civil.

A Conab realiza acompanhamento e avaliação da safra de grãos há 40 anos. Sua postura é pautada no profissionalismo, prudência e isenção, o que reflete na credibilidade da Companhia perante o mercado interno e externo, produzindo informações relevantes para a agricultura.

» Veja a entrevista em que o diretor da Aprosoja Piauí, Altair Fianco contesta os dados da Conab

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Diego J. bastos Abreulandia - TO

    Um ano dificil como esse, com perdas terriveis onde o preço sera nossa unica boia pra nos manter na atividade? Mais respeito Conab e muitos ditos analistas. Caminhamos com botinas mas nao somos bobos.

    1
  • Diego J. bastos Abreulandia - TO

    CONAB -- Patética resposta de um órgao que deveria estar ao lado do agricultor. Variedade de ciclo longo com 50-60 dias sem chuva compensar perda das precoces? Só rindo mesmo....

    2
    • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

      Tecnocratas sem compromisso com o agricultor.

      Tipica reposta de quem nao entende nada de agricultura !!!

      2