Soja: Expectativa de safras recordes pressiona valores
Os preços internos da soja recuaram nos últimos dias, voltando aos patamares observados em abril deste ano, quando a colheita estava sendo finalizada. Conforme colaboradores do Cepea, as expectativas de safras recordes no Brasil e nos Estados Unidos e a baixa liquidez no mercado doméstico foram os principais fatores de pressão.
As quedas de preços preocupam sojicultores, tendo em vista o elevado grau de endividamento de alguns, ainda que em contexto regional, e a disponibilidade de crédito restrita. Entre 26 de agosto e 2 de setembro, o Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa, referente ao grão depositado no corredor de exportação e negociado na modalidade spot (pronta entrega), no porto de Paranaguá (PR), recuou 2,3%, fechando a R$ 79,64/saca de 60 kg na sexta-feira, 2.
A média ponderada da soja no Paraná, refletida no Indicador CEPEA/ESALQ, foi de R$ 75,72/sc no dia 2, 3% menor no mesmo período.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira