Plantio de soja em Santa Fe, na Argentina, está paralisado; áreas já plantadas foram afetadas
O plantio de soja de segunda etapa está paralisado por conta das chuvas registradas na província de Santa Fe, na Argentina, durante as últimas semanas. Os excessos hídricos, a impossibilidade de acessar os lotes e a intransitabilidade dos caminhos impedem a realização dos trabalhos agrícolas.
O plantio avançou 85% sobre uma intenção de plantio para esta safra 2016/17 de aproximadamente 550.000 hectares. Em relação com a safra anterior, há um atraso de 13 pontos, de acordo com o informado pela Bolsa de Comércio de Santa Fe e o Ministério da Produção da província em seu informe semanal.
Os níveis pluviométricos acumulados continuaram resultando em um final de processo de plantio complicado e abrupto, esperando, em muito curto prazo, melhores condições de solo e uma adequada porcentagem de umidade para completar a área.
A presença de pragas e enfermidades em aumento, áreas alagadas, mortalidade de plantas e problemas no crescimento e desenvolvimento gerou uma situação muito complexa para os cultivares, o que gera um futuro muito incerto e uma alta porcentagem de impacto em distintos graus em aproximadamente 45% da superfície já plantada.
Para a soja de primeira etapa de plantio, 35% da superfície está afetada.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto