Falta de chuvas e altas temperaturas podem afetar rendimento da soja no Uruguai

Publicado em 08/02/2018 14:25

No Uruguai, a soja aguarda "com urgência" por novas chuvas para enfrentar um momento difícil. As altas temperaturas do litoral podem comprometer o cultivo, como apontou Esteban Hoffman, docente da Faculdade de Agronomia da Unicampo.

A problemática de falta de chuvas e as enfermidades são as principais dificuldades com as quais o produtor agrícola terá de lidar nos próximos meses, disse Hoffman para a Rádio Rural. Ele sinalizou, entretanto, que as chuvas previstas para ocorrer nesta quinta-feira (8) poderão ser essenciais para reverter o problema.

Contudo, "a soja não gosta de alta temperatura", que gera estresse e prejudica a qualidade do grão. Para Hoffman, a situação é parecida com a da safra 2011/12, que teve os meses de dezembro e janeiro muito secos, sem chuvas até o dia 15 de fevereiro.

Ele lembrou também que as previsões indicam que o La Niña está entrando em seu período mais crítico e que ainda é difícil estimar as perdas que a soja uruguaia poderia enfrentar. "Não devemos ter uma situação de desastre ou de calamidade, mas não vamos ter os rendimentos da safra passada", agregou.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
TodoElCampo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário