Soja fecha em campo positivo na CBOT, mas ameniza avanço com relações EUAxChina fragilizadas

Publicado em 04/03/2019 17:08

LOGO nalogo

Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (4). Depois de registrarem ganhos de mais de 10 pontos entre os principais contratos, os preços fecharam o dia com pequenas alts de pouco mais de 4 pontos. O maio foi a US$ 9,16 e o agosto a US$ 9,36 por bushel. 

"A semana se inicia com o mercado tentando confirmar o otimismo gerado nos últimos 3 dias, com pronunciamentos oficiais de que os EUA e China estariam caminhando para um acordo comercial, no curto-prazo", explicaram os analista da ARC Mercosul.

O mercado mais uma vez reage aos boatos e, nesse caso, principalmente, às especulações de que Donald Trump e Xi Jinping deverão se reunir para assinar um acordo que já estaria pronto no próximo dia 27 de março. Além disso, o presidente americano pediu à China a imediata retirada das tarifas sobre produtos agrícolas norte-americanos, porém, ainda não foi atendido. 

Ainda assim, com o mercado sem ter onde se segurar, as possibilidades e novas informações que aparecem acabam tornando-se combustível para uma movimentação dos preços em Chicago, onde a especulação já está exausta. 

É importante dizer ainda que novas compras de soja pela China nos EUA não estão sendo feitas. 

"A ARC acredita que o fim do conflito comercial entre norte-americanos e asiáticos está próximo, com um fim iminente das barreiras tarifárias sobre a soja e outros produtos de origem agrícola. Os fundos de gestão ativa ainda não precificaram esta possibilidade, uma vez que a retórica já ultrapassa os 12 meses de conversas", completou a consultoria. 

Já faz uma semana que o Secretário de Agricultura do EUA, Sonny Perdue, afirmou que a China teria se comprometido a comprar mais soja americana, porém, efetivamente, nenhuma nova venda foi feita até agora. E também à Bloomberg, traders que acompanham de perto o mercado chinês afirmam que nenhum acordo sobre a oleaginosa foi realmente fechado. 
 
"Houve, certamente, muita conversa. Mas não vimos nenhuma evidência de que os exportadores americanos estejam alinhando o frete marítimo para enviar grandes volumes de commodities agrícolas (dos EUA) para a China", diz o economista chefe da INTL FCStone, direto dos EUA, Arlan Sunderman. 

No Brasil, faltam referências para os preços, com os mercados fechados em decorrência do Carnaval. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário