Soja reage ao plantio nos EUA e recua na CBOT nesta 3ª, mas espera novo USDA

O mercado da soja recua nesta manhã de terça-feira (11) após os últimos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) sobre o progresso do plantio da soja no país. Os números ficaram ligeiramente acima do esperado e promoveram uma pressão sobre as cotações.
Assim, por volta de 7h50 (horário de Brasília), as cotações perdiam entre 5 e 5,25 pontos nos principais contratos, com o julho valendo US$ 8,53 e o agosto, US$ 8,60 por bushel.
O plantio na semana evoluiu de 39% para 60%, enquanto o mercado esperava algo entre 55% e 57%. Sobre a germinação, o USDA informa que são 34% das lavouras, contra 81% da safra anterior neste mesmo período, e 73% da média dos últimos cinco anos.
"Enquanto o plantio progride, os traders irão se focar nos padrões climáticos e no desenvolvimento das lavouras nos campos americanos", diz a consultoria internacional Allendale, Inc.
Os preços cedem diante do relatório desta segunda-feira (10), porém, já se posiciona também à espera do que chega hoje, com a atualização das estimativas mensais de oferta e demanda. Algumas consultorias já projetam uma redução na área, na produtividade e produção de soja e milho dos EUA diante de todos os problemas causados pelo clima nesta temporada.
O novo boletim mensal do USDA chega às 13h de Brasília nesta terça-feira.
Veja como fechou o mercado nesta segunda:
>> Soja passa para o campo positivo e fecha com leves altas em Chicago nesta 2ª feira
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira