China libera importação de 10 mi de t de soja dos EUA isentas de tarifação

Publicado em 22/10/2019 10:09

LOGO nalogo

A Reuters Internacional informou, nesta terça-feira (22), que a China liberou uma nova cota de 10 milhões de toneladas de soja importada dos Estados Unidos isenta da tarifação de 25%. Segundo a agência, a cota se dá para empresas privadas e estatais de processamento da oleaginosa e tradings com plantas na China. 

O volume foi definido em uma reunião com representantes de Pequim, ainda de acordo com as fontes ouvidas pela Reuters, e reunião que acontece semanas depois de o presidente americano Donald Trump anunciar que a nação asiática deve ampliar suas compras de produtos agrícolas norte-americanos para algo entre US$ 40 bilhões e US$ 50 bilhões. 

O governo chinês, porém, ainda não emitiu um comunicado oficial sobre a nova cota. 

Informações apuradas pela consultoria internacional ARC Mercosul, dão conta de que uma teleconferência entre representantes do alto escalão da China e dos Estados Unidos teria sido marcada para esta sexta-feira, 25 de outubro. 

A notícia desta nova cota chega em um momento onde o mercado ainda aguarda por mais informações sobre o acordo parcial que foi firmado entre as duas partes, há cerca de 10 dias, em Washington, mas sobre o qual o mercado ainda não conhece mais detalhes e definições, nem quando começa a vigorar. 

"O fato de que foi liberada só uma cota, que dá menos de dois meses de necessidade de importação pela China, mostra que ainda nada está resolvido e estão solucionando uma situação para o curto prazo", acredita Steve Cachia, consultor da AgroCulte e da Cerealpar. "Ou seja, não dá para declarar fim da guerra comercial ainda. Tudo está ainda em aberto, inclusive para voltarmos a ter uma deterioração nas negociações", completa.

Nesta segunda-feira (21), Trump disse "eles começaram a comprar. Eu quero mais", em uma reunião realizada na Casa Branca, referindo-se às compras de produtos agrícolas norte-americanos por parte da China. A informação parte da agência internacional de notícias Bloomberg.  

SOJA DO BRASIL

Além do desconhecimento do mercado sobre os detalhes da chamada 'fase um' do acordo parcial entre China e EUA, o mercado ainda se atenta às compras que a nação asiática segue fazendo no Brasil. Sua maior concentração de compras se mantém no mercado brasileiro, inclusive com foco na oferta da safra 2019/20. 

"Os compradores chineses tem adquirido muita soja brasileira. O governo estava mandando uma mensagem para que os importadores fiquem atentos ao cenário geral", disse uma das fontes ouvidas pela Reuters Internacional. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Ivo Bortolassi Los Cedrales

    Não tem mais soja no Brasil, estão se obrigando a levantar as tarifas para garantir abastecimento!

    1
  • SERGIO BOFF São João - PR

    Sim, mas não era isso que o mercado estava esperando, a China liberar essa cota, agora não é suficiente para reagir as cotações? Por favor vão enrolar outros, tem mesmo é que dar errado para os americanos nessa safra e o produtor Brasileiro ganhar um preço justo, ficam inventando desculpas para segurar o preço. Decepcionado.

    0
  • Geraldo Emanuel Prizon Coromandel - MG

    Essa atitude chinesa (compra de soja americana) é incompatível com a dizimação do plantel anunciada aos quatro ventos..... volto a afirmar, essa doença é elástica, tem o tamanho que interessa aos chineses... após o acordo comercial veremos uma recuperação de plantel fantástica.

    0