HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Emater/PR identifica primeiros esporos de ferrugem da safra 2019/20 em Vitorino (sudoeste do estado)

Publicado em 29/11/2019 09:45 879 exibições

LOGO nalogo

O primeiro sinal de esporos da Ferrugem Asiática da safra de soja 2019/20 foi identificado no município de Vitorino, no sudoeste do Paraná. O alerta foi gerado pelo sistema de coletores de esporos instalados pela Emater/PR, que espalhou 240 equipamentos por todo o estado.

Apesar da percepção dos esporos, ainda não foram observados sinais da doença nas plantas do talhão monitorado. “A presença de esporos é um indicativo do patógeno no ambiente, porém não necessariamente significa infecção da doença a campo, bem como eventual epidemia”, explica a Emater/PR em nota divulgada.Ferrugem Paraná emater

Os técnicos da Emater destacam que, antes do produtor iniciar o manejo químico com uso de fungicidas para a ferrugem é necessário que, além da presença de esporos, deve-se levar em consideração a inspeção foliar, estádio das culturas e as condições climáticas.

“Torna-se necessário a intensificação do monitoramento da doença na forma sintomática à campo através da inspeção de folhas de soja. É importante que agricultores e técnicos, a partir deste momento, intensifiquem as vistorias das lavouras de soja, visando identificar sintomas em lavouras, principalmente no sudoeste do PR”, apontam os técnicos da Emater.

Além disso, os produtores devem ficar atentos às redes de monitoramento para ferrugem tanto no Paraná, pelo sistema da Emater/PR, quanto no Brasil, através do Consórcio Antiferrugem, quem podem ser acessados nestes links.

Tags:
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário