MT registra aumento e recorde no esmagamento de soja com quebra no Sul do BR

Publicado em 19/05/2020 14:00

LOGO nalogo

Enquanto o esmagamento de soja brasileiro recuou 8,54% em março deste ano comparado ao mesmo mês do ano passado, e somou 3,57 milhões de toneladas, em Mato Grosso o volume foi superior e recorde na comparação entre março e abril de 2020 em relação ao mesmo intervalo de 2019, de acordo com informações do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) reportadas em seu boletim semanal.

De acordo com o instituto, uma das justificativas para este aumento se deu com a quebra na safra de soja do Sul, onde está localizada a segunda maior capacidade processadora da oleaginosa no Brasil. Ao lado deste fator, a grande colheita de Mato Grosso também contribuiu para os resultados. 

"Além disso, dois principais fatores estimularam a industrialização da soja recentemente no estado, como a valorização dos subprodutos (que manteve a margem das indústrias acima da média histórica) e o aumento das exportações de farelo nos últimos meses, que estão sendo beneficiadas pela redução da participação da Argentina (principal exportadora) no mercado mundial", diz o Imea.

Esmagamento de Soja em MT - IMEA

Mais do que isso, o IMEA informou ainda que a relação dos preços da soja base MT-CME (Bolsa de Chicago) registrou um ganho de 9,84% em relação à semana anterior diante do aumento do valor do produto disponível no estado 

"Na última semana, o preço da soja disponível no estado de Mato Grosso fechou com uma média de R$ 98,76/sc, registrando alta semanal de 5,82%. Esta elevação está atrelada, principalmente, à valorização do dólar", explicam os analistas.

>> Clique AQUI e veja a íntegra do Boletim Semanal do IMEA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário