Soja recua em Chicago nesta 2ª feira iniciando semana cheia de novos dados para o mercado

A semana começa com preços em queda para a soja na Bolsa de Chicago, marcando suas mínimas em 10 dias. De acordo com analistas internacionais, a pressão vem de um dólar mais forte frente a outras moedas e de exportações norte-americanas mais tímidas neste momento.
Perto de 7h30 (horário de Brasília), as cotações perdiam entre 1 e 2 pontos, com o maio valendo US$ 13,98 e o agosto, US$ 13,44 por bushel.
Mais do que esses dois fatores, o mercado nesta semana se prepara ainda para dois novos boletins importantes que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz no dia 31 de março.
O mais esperado é o de projeções de área de plantio - Prospective Plantings - com os primeiros números oficiais, coletados pelo departamento junto dos produtores e já considerando as primeiras condições de clima que eles recebem neste início de temporada. A sinalização é de aumento de área tanto para a soja, quanto para o milho.
O outro relatório atualiza os estoques trimestrais norte-americanos em 1º de março, tamém sendo um período importante para a temporada comercial dos EUA.
Os traders também não deixam de monitorar o mercado de derivados que, nesta segunda-feira tem estabilidade entre os futuros do óleo de soja, e baixas no farelo.
No macrocenário, atenção às relações entre China e Estados Unidos, o comportamento do dólar, a movimentação das demais commodities e o navio gigante ainda encalhado no Canal de Suez. Nesta manhã de hoje, os futuros do petróleo subiam mais de 1% na Bolsa de Nova York.
Veja como fechou o mercado na última semana:
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira