NOPA: Esmagamento e estoques de óleo de soja nos EUA em junho ficam abaixo do esperado

Publicado em 15/07/2021 14:50

Logotipo Notícias Agrícolas

O esmagamento de soja nos EUA ficou abaixo das expectativas do mercado em junho. De acordo com dados da NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos Estados Unidos), foram esmagadas 4,15 milhões de toneladas, enquanto o mercado esperava 4,34 milhões. Em maio, o esmagamento de soja norte-americano foi de 4,45 milhões de toneladas. 

O volume de soja processada no último mês foi 9% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado e configura, como explica a especialista internacional em commodities agrícolas, Karen Braun, no menor volume desde junho de 2019. 

NOPA Estoques óleo EUA Junho
Esmagamrento de soja nos EUA nas últimas cinco temporadas - Fonte: Karen Braun

Os estoques de óleo de soja reportados pela NOPA também ficaram aquém das expectativas do mercado. O boletim trouxe 1,537 bilhão de libras, 13,5% a menos do que no mesmo mês de 2020, e frente ao esperado de 1,623 bilhão. 

NOPA Esmagamento junho
Estoques de óleo de soja nos EUA nas últimas cinco temporadas - Fonte: Karen Braun

De acordo com analistas ouvidos pela Reuters Internacional, "os estoques apertados de soja em grão nos Estados Unidos e os preços em elevação levaram os processadores a já começarem a planejar seu período de paradas para manutenção, alguns até deverão ser mais longos do que o normal". 

Ao lado da questão dos preços, os Estados Unidos ainda registraram nas últimas semanas as sinalizações de mudanças nas políticas de biocombustíveis, com a Suprema Corte tendo dado decisão favorável às pequenas refinarias lhes desobrigando da mistura obrigatória de óleo de soja no óleo diesel. A decisão definitiva precisa ser definida pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) e o mercado monitora os próximos passos. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário