NOPA: Esmagamento e estoques de óleo de soja nos EUA em junho ficam abaixo do esperado
![]()
O esmagamento de soja nos EUA ficou abaixo das expectativas do mercado em junho. De acordo com dados da NOPA (Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos Estados Unidos), foram esmagadas 4,15 milhões de toneladas, enquanto o mercado esperava 4,34 milhões. Em maio, o esmagamento de soja norte-americano foi de 4,45 milhões de toneladas.
O volume de soja processada no último mês foi 9% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado e configura, como explica a especialista internacional em commodities agrícolas, Karen Braun, no menor volume desde junho de 2019.
Os estoques de óleo de soja reportados pela NOPA também ficaram aquém das expectativas do mercado. O boletim trouxe 1,537 bilhão de libras, 13,5% a menos do que no mesmo mês de 2020, e frente ao esperado de 1,623 bilhão.
De acordo com analistas ouvidos pela Reuters Internacional, "os estoques apertados de soja em grão nos Estados Unidos e os preços em elevação levaram os processadores a já começarem a planejar seu período de paradas para manutenção, alguns até deverão ser mais longos do que o normal".
Ao lado da questão dos preços, os Estados Unidos ainda registraram nas últimas semanas as sinalizações de mudanças nas políticas de biocombustíveis, com a Suprema Corte tendo dado decisão favorável às pequenas refinarias lhes desobrigando da mistura obrigatória de óleo de soja no óleo diesel. A decisão definitiva precisa ser definida pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) e o mercado monitora os próximos passos.
Relembre:
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS