USDA informa venda de 131 mil t de soja 2021/22 para a China
![]()
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou a venda de 131 mil toneladas de soja para a China nesta sexta-feira (6). O volume é todo da safra 2021/22. O anúncio é o segundo consecutivo nesta semana, depois desta quinta-feira (5) chegar com a notícia da venda de outras 300 mil toneladas, que o mercado especula também ser para a nação asiática.
Todas as vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volume igual ou superior a 100 mil toneladas devem sempre ser informadas ao departamento.
"As vendas de farelo de soja na China voltaram a crescer forte nos últimos dias, obrigando as processadoras a uma maior agressividade na compra de soja", explica a equipe da Agrinvest Commodities.
Segundo o analista de mercado Eduardo Vanin, a média diária das vendas nos primeiros dias úteis de agosto chegou a 500 mil toneladas, contra menos de 100 mil de média das últimas semanas.E assim, as processadoras vão cobrindo suas posições para setembro e outubro.
Essa movimentação mais intensa no setor do farelo de soja, a China mais presente nas compras - não só nos EUA, mas também no Brasil - se dá diante de preocupações com a paralisação dos transportes em função dos novos surtos de Covid-19 em função da agressividade da variante delta. O governo chinês já está colocando em prática diversas medidas restritivas e de isolamento social, o que pode impactar diversos setores e elos das cadeias produtivas.
"Esse tem sido um tom que temos ouvido diariamente e que faz sentido. Esse movimento de compra por parte das indústrias pode empurrar os processadores a adquirirem mais produto nos EUA antes mesmo do início da colheiat americana, o que é um bom sinal, já que poderia impedir baixas maiores na Bolsa de Chicago", explica Mário Mariano, diretor comercial da Agrosoya e da Novo Rumo Commodities.
Para completar sua programação e abastecimento, na análise de Mariano, a nação asiática ainda tem de comprar cerca de 25% do volume de soja de setembro e 45% de outubro. Nesta semana, o país comprou cerca de 12 navios de soja no Brasil.
0 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS