Parte das perdas na soja do Sul é compensada por outros Estados, diz Refinitiv
![]()
SÃO PAULO (Reuters) – A safra brasileira de soja 21/22 deve alcançar 141,5 milhões de toneladas, estimou nesta quarta-feira a Refinitiv, com um recuo de 2% ante a projeção anterior, mas mantendo a expectativa de recorde para a produção, com o desempenho dos demais Estados compensando parte das perdas pela seca na região Sul.
Segundo o levantamento, uma parte importante do Brasil viu condições climáticas mais favoráveis ??nas duas últimas semanas de dezembro, que ajudaram a repor reservas de umidade do solo em importantes produtores, como Mato Grosso.
“Grandes áreas produtoras no Centro-Oeste (por exemplo, Mato Grosso e Goiás) e no Nordeste (por exemplo, Bahia e Piauí) receberam de 50 a 150 milímetros de chuva acima da média”, afirmou analista da Refinitiv Dong Soon Choi.
Por outro lado, a seca e o calor persistentes observados no início da temporada continuaram em muitas partes das regiões de produção do Sul, principalmente no Paraná, Rio Grande do Sul, e no Sudeste, como São Paulo.
“Os níveis de umidade do solo nessas regiões permanecem em patamar abaixo da média de cinco anos, apesar das recentes chuvas esparsas benéficas, especialmente perto do Sudeste.”
1 comentário
Alta do dólar ajuda soja brasileira e derruba cotações de Chicago nesta sexta-feira
Dólar dispara e pesa forte sobre a soja de Chicago nesta 6ª, e tem impacto limitado nos preços do BR
Plantio de soja no Rio Grande do Sul tem avanço moderado pela redução de chuvas
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira e ainda espera por novidades e pelo novo USDA
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR
Se o sul produz 50 e o norte produz 90 dá 140, então se o sul não colher os 50, os 90 compensará isso e ainda sobrará 40. Entenderam a matemática da Refinitiv? Háháháhá
Caro amigo Adilson, noticia da Reuters você esperava o que? A Reuters é como uma versão do Datafolha em artigos de commodities em Geral, muita torcida para o patrocinador e total ausência de credibilidade em suas reportagens.