HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita de soja de MT tem atraso ante média com clima alongando ciclo, diz Imea

Publicado em 17/01/2022 08:47 e atualizado em 17/01/2022 09:21

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja de Mato Grosso registrou nesta semana um avanço semanal de 2,8 pontos percentuais, atingindo 4,16% da área no Estado, mas o ritmo dos trabalhos no maior produtor da oleaginosa no país está mais lento ante a média, com muitas lavouras tendo o ciclo alongado por uma sequência de dias nublados.

A média histórica para a época é de colheita em 5,12% das áreas de soja do Estado, de acordo com relatório do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) publicado nesta sexta-feira.

Após um plantio precoce e acelerado, alguns acreditavam que a colheita pudesse estar adiantada historicamente, o que garantiria maior oferta do produto em momento em que poucas áreas foram colhidas no país.

“Ficou um pouco abaixo da média. Estávamos com expectativa, por conta de a semeadura ter sido mais cedo, de as áreas estarem prontas mais rápido… mas o clima nublado tem dado uma alongada no ciclo, jogou alguns dias a mais no ciclo da soja, dezembro nublado, janeiro nublado…”, disse o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, à Reuters.

Ele mencionou ainda problema de falta de dessecante para a colheita em algumas localidades e mesmo chuvas.

“Tem sido difícil entrar em algumas áreas. Além disso, há reportes de falta de dessecantes, então alguns produtores não estão conseguindo dessecar as primeiras áreas, o que está empurrando a curva de colheita para frente”, comentou.

Mato Grosso, diferentemente do Estados do Sul onde a safra quebrou pela seca, não teve problemas climáticos relevantes, e a expectativa é de uma grande safra.

“Até a virada da segunda quinzena de janeiro para o início de fevereiro, começa a ganhar força a colheita em Mato Grosso com grande parte das áreas se aprontando para a colheita”, acrescentou.

O Imea, órgão ligado aos produtores do Estado, apontou ainda que a colheita está bem mais avançada em relação ao total colhido até esta época no ano passado (0,80%), quando a safra atrasou após um plantio mais lento em função da falta de chuvas.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário