HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Condições climáticas acentuam dificuldades no desenvolvimento da soja no RS

Publicado em 20/01/2022 17:53 e atualizado em 21/01/2022 10:03

A semana de 10 a 16/01 foi marcada por dias extremamente quentes, secos e de alta radiação solar em todo o Estado. As condições climáticas agravaram as dificuldades no desenvolvimento da soja. Em algumas lavouras há morte de plantas ainda na fase inicial do cultivo.

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (20/01) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a situação foi atenuada pela presença de precipitações de volumes variados. Os cultivos avançam no ciclo, com 30% em floração, 7% cento em enchimento de grãos e 63% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo. O plantio atinge 97% da área total estimada para o Rio Grande do Sul.

A condição de tempo seco acelerou o processo de maturação e secagem dos grãos, fazendo avançar o percentual da área colhida de milho para 27% na média estadual. Os resultados obtidos são variáveis, dependendo do sistema de cultivo, irrigado ou sequeiro, e da maior ou menor incidência da estiagem durante o ciclo da cultura. Outros 25% estão em fase de maturação, 26% em enchimento de grãos, 8% em floração e 14% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Assim como a soja, o plantio ainda não foi concluído e falta 4% da área total estimada no Estado.

Os menores rendimentos são obtidos em lavouras de milho não irrigadas cultivadas ao Norte, no Centro e no Oeste do Estado.  Parte dos produtores optou por não colher grãos, em função do custo da operação e da baixa qualidade do produto obtido: poucas espigas malformadas e grãos com tamanho reduzido. Essas lavouras são destinadas ou à confecção de silagem de planta inteira ou ao pastejo direto. 

O plantio do arroz está concluído no Estado e 70% da cultura está em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo, 24% em floração e 6% em enchimento de grãos.

Entre os dias 10 e 16 de janeiro, as condições do tempo foram adversas ao bom desempenho do arroz. Além das dificuldades referentes à disponibilidade de água para irrigação, as temperaturas superaram os 40°C nas principais regiões produtoras do Estado. O calor extremo durante a fase reprodutiva pode causar a esterilidade de espiguetas e a não formação do grão, comprometendo o potencial produtivo dos cultivares.  

No Centro e Oeste do RS, agricultores moderaram o uso de água para irrigação das lavouras, pois em parte das barragens e cursos d’água não há reservas acumuladas ou vazões suficientes para estender a operação até o final do ciclo. O gasto hídrico é potencializado também pelos solos mais secos e pela elevada evaporação.  Rizicultores adotaram a estratégia de priorizar a irrigação em volume e frequência recomendados em glebas nas quais o arroz está em fase reprodutiva, irrigando parcial ou intermitentemente as que estão em fase vegetativa.  

Olerícolas

 Além das dificuldades enfrentadas pelos produtores com a estiagem na Fronteira Oeste, região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, as altas temperaturas se constituem em mais um problema para a produção de olerícolas. As folhosas são as espécies mais comprometidas pelo clima adverso. Em São Borja, alguns produtores estão abandonando os cultivos devido à falta de água, e já se observa redução na oferta de produtos nas feiras livres e nos mercados locais. 

Na região de Pelotas, as altas temperaturas prejudicaram algumas hortaliças. Como a maior parte dos cultivos é irrigada, os níveis dos reservatórios de água são preocupantes em algumas localidades. Seguem os tratos culturais da nova safra de mandioca. Em Rio Grande, o alho é comercializado em pequena escala, permanecendo as atividades de cura. 

Frutícolas

Em áreas da regional administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí onde as precipitações foram de menor volume, continuam a queda acentuada de frutos e folhas dos citros e a incidência de clorose das folhas, principalmente devido às elevadas temperaturas registradas a campo. Segue a colheita de melão e melancia, e devido às altas temperaturas, a comercialização dessas está sendo favorecida. A estiagem comprometeu a produção da uva na região. Nas áreas cultivadas sem irrigação, o tamanho e peso das bagas diminuiu. No entanto, em áreas protegidas e com irrigação, a colheita da uva de mesa apresenta boa produtividade, com frutos saborosos e doces. 

Previsão do tempo

Nos próximos sete dias o calor seguirá intenso no RS. Entre a quinta-feira (20) e o sábado (22), a presença do ar quente manterá as temperaturas próximas de 40°C na maioria das regiões, condição que favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, associadas com o forte calor. No domingo (23), a aproximação de uma área de baixa pressão manterá maior variação de nuvens, o que deverá provocar pancadas de chuva e trovoadas, típicas de verão na maioria das regiões. Na segunda-feira (24), o tempo firme e muito quente seguirá predominando, e somente na Zona Sul e na faixa Leste deverão ocorrer pancadas de chuva de verão. Na terça (25) e quarta-feira (26), a atuação de uma área de baixa pressão vai provocar chuva em grande parte do Estado, com possibilidade de temporais isolados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário