Dia de Campo em Guaporé/RS apresenta tecnologia e manejo para soja
Emater/RS-Ascar e Embrapa promoveram na quarta-feira (26/01), em Guaporé, um Dia de Campo sobre Tecnologia e Manejo para Altas Produtividades na Cultura de Soja, na propriedade de Mateus Toldi, que cultiva 7,5ha do grão. O dia de campo apresentou manejos e tecnologias para a obtenção de altas produtividades no campo, estabilidade de produção e redução de custos.
O extensionista Tiago Oliveira Figueredo, da Emater/RS-Ascar de Guaporé, fez a apresentação da propriedade e dos resultados do manejo de conservação de solo, como a extinção da erosão superficial, o controle de plantas daninhas, a redução da compactação do solo e a adubação e calagem da área, práticas que amenizaram um pouco os efeitos da estiagem na cultura. O extensionista rural da Emater/RS-Ascar, João Villa, explicou sobre as técnicas e parâmetros de monitoramento de pragas e seus níveis de controle. Na propriedade de Toldi, que está iniciando no manejo integrado de pragas, nesta safra, em função do clima muito seco, que reduziu quase que totalmente o aparecimento de lagartas, o monitoramento, nesta área que está em fase de enchimento de grãos, agora é focado no percevejo.
O manejo integrado de doenças foi tratado pela representante da Mais Crop, Amanda Chechi, que abordou principalmente as fases e períodos de pulverizações e controle das diversas doenças da soja e os manejos mais adequados para reduzir a presença de doenças nas lavouras. Também mostrou a eficiência de produtos para tratamento de cada doença.
Os insumos biológicos disponíveis no mercado e os benefícios do uso desses produtos para controle de pragas e doenças na soja foram apresentados pelo representante da Koopert, Rafael Henz.
Já os pesquisadores da Embrapa, José Eloir Denardin e Marcelo André Klein, falaram sobre a construção de perfil de solo, mostrando a composição química do perfil do solo e a importância do manejo químico, físico e biológico para melhorar o sistema radicular e buscar altas produtividades. Segundo Denardin, a introdução de gramíneas de verão é obrigatória para o sistema plantio direto.
E o representante da Drones Mulinari, Matheus Mulinari, demonstrou a eficácia e vantagens da pulverização aérea com drones, comparando pulverização com drone com o uso de 12l/ha de calda e pulverizador tracionado a trator, com volume de 150l/ha, ambos com boa cobertura de pulverização.
O evento teve o apoio de Faculdade Cesurg Marau, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura, Agro Laboratório, Mulinari, Koppert e Mais Crop.
0 comentário
Praga quarentenária presente é detectada pela primeira vez no estado de São Paulo
Chuvas intensas paralisam colheita da soja e plantio da safrinha de milho no norte do MT e comprometem escoamento da safra
COFCO International envia primeiro carregamento de soja sustentável certificada para Bangladesh
Aprosoja MT alerta que chuvas desafiam colheita da soja e plantio da safrinha de milho em Mato Grosso
Soja realiza lucros na Bolsa de Chicago nesta manhã de 6ª feira, após ganhos fortes
Produtividade da soja do RS deve sofrer cortes após tempo seco e quente, diz Emater