Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª feira, se recupera das baixas e segue volátil
![]()
Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago voltam a subir nesta sexta-feira (11), recuperando boa parte das baixas observadas na sessão anterior e mantendo a volatilidade bastante intensa dessa semana. As cotações, nos últimos dias, chegaram a superar os US$ 16,00 por bushel e marcar suas máximas em nove meses diante dos fundamentos.
De um lado, os traders seguem acompanhando os fundamentos que mantêm o viés de alta ainda bastante vivo no mercado - em especial a severa quebra da safra 2021/22 da América do Sul, com a Conab tendo reduzido sua estimativa para a colheita brasileira de soja para 125,47 milhões de toneladas - e uma demanda ainda presente, porém, redesenhando sua trajetória.
De outro, o mercado se antecipa diante dos rumores e ontem apresentou baixas consideráveis especulando a China revendendo navios de soja brasileira no destino e se abastecendo nos EUA.
"Para as processadoras chinesas esses últimos 12 meses têm sido muito ruins. O resultado é que traders da soja confirmaram que processadoras chinesas estão revendendo soja brasileira no destino, dois barcos até agora, mas parece que oferta é mais do que isso", explica Eduardo Vanin, analista de mercado da Agrinvest Commodities.
Todavia, os prêmios no Brasil já apresentam sua terceria baixa e assim a oleaginosa brasileira, ainda como afirma o analista, volta a ficar mais competitiva em relação à americana.
Veja como fechou o mercado nesta quinta-feira:
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira