Futuros do óleo de soja caem quase 4% em Chicago e pesam sobre preços do grão
![]()
O mercado da soja, que começou o dia em campo positivo, passou a recuar novamente na Bolsa de Chicago no começo da tarde desta sexta-feira (18). As cotações recuavam entre 11,25 e 14 pontos nas posições mais negociadas, com o maio sendo cotado a US$ 16,55 e o julho a US$ 16,36 por bushel. Os futuros do grão acompanham as baixas intensas do óleo de soja, que são de quase 4% hoje. O primeiro vencimento era cotado a 71,75 cents de dólar por libra-peso, com baixa de 3,86%.
"A queda do óleo vem depois da forte queda do óleo de palma na Malásia, que foi de mais de 6%. O motivo da queda é o 'cavalo de pau' que o governo malaio deu em seu programa de biocombustíveis e ndas exportações, trazendo novas regras para ambos", explicou o time da Agrinvest Commodities.
No farelo de soja, os futuros em Chicago operam com estabilidade.
Os traders permanecem também focados em seus fundamentos, em especial à safra da Argentina e às restrições das exportações de derivados de soja no país, segundo analistas internacionais. Entre os derivados, o farelo continua subindo, enquanto o óleo perde quase 3% na CBOT.
Paralelamente, há atenção ainda sobre o comportamento da demanda da China - que tem se mostrado mais concentrada no Brasil nestes últimos dias - e nas primeiras perspectivas sobre a nova safra dos Estados Unidos, que começa a ser semeada nos próximos meses.
Do mesmo modo, permanece também em foco os desdobramentos do confito entre Rússia e Ucrânia, bem como as preocupações com o novo surto de Covid-19 na China, que exige novos lockdowns e mantém mais de 50 milhões de pessoas restritas.
A pressão dos mercados vizinhos, com trigo e milho recuando em Chicago ajudam a pesar sobre as cotações da soja em grão.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira