Colheita de soja chega a 34% da área no RS, diz Emater; chuva afeta trabalhos
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja alcançou 34% das áreas cultivadas em 2021/22 no Rio Grande do Sul, ante 19% na semana anterior, com chuvas afetando o andamento dos trabalhos que já estavam atrasados em relação às últimas temporadas, disse a Emater-RS nesta quinta-feira.
No mesmo período do ciclo anterior, a colheita estava em 40% e a média histórica para esta época do ano é de 58%. O atraso vem, principalmente, em função da seca que afetou o Estado nesta safra.
"A sequência de chuvas ocorridas nas regiões aumentou a umidade nas lavouras, impedindo, em algumas localidades, a entrada de máquinas", disse em nota a empresa de assitência técnica e extensão rural.
Para o milho, a colheita avançou de forma mais lenta no Estado também devido às chuvas excessivas e chegou a 79%, informou o órgão. Na semana, o incremento foi de quatro pontos percentuais.
Um ano antes, os trabalhos do cereal estavam em 72% e a média histórica é de 67%.
(Por Nayara Figueiredo)
1 comentário
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
USDA informa mais uma venda de soja nesta 5ª (18), enquanto China segue realizando novos leilões
Cepea/Abiove: Avanço da agroindústria gera nova revisão positiva no PIB da cadeia da soja e do biodiesel no 3º tri
Clima irregular antecipa pragas e pressiona a safra de soja no leste de MT
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 5ª feira, monitorando fundamentos e macrocenários
Volmar Pires
Em que planeta está a pessoa/agência que fez essa reportagem? O Rio Grande amarga a maior seca de sua história? Safra? que safra? Não existe qualquer parâmetro de comparação com anos anteriores. Me desculpem , mas a matéria esta totalmente fora da realidade.
Permita-me discordar, Sr. Giovani Salvetti...
A ausência de comida para uma parte considerável de seres humanos no planeta decorre de inúmeros fatores, exceto por falta de oferta.
Para que ocorra falta efetiva de alimentos há que acontecer frustrações muito elevadas na produção ao redor do mundo...
Por fim, apenas um lembrete: para cada tonelada de comida que sai dos campos, perto de 600 kg chegam efetivamente aos nossos estômagos, ou seja, perdem-se mais de 400 kg entre o campo e nossas barrigas ..
Pode não faltar Sr. Cacio, mas os preços vai nas alturas... acho que é isso que ele quis dizer... Quebras de safras, preços elevados, vendam o mínimo, bem isso , disse por tabela, assim entendi Eu...