Exportação de soja do Brasil deve cair 43% em maio, prevê Anec

Publicado em 03/05/2022 16:58

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) – A exportação de soja do Brasil deve alcançar cerca de 8 milhões de toneladas em maio, o que seria uma queda de 43% na comparação com o mesmo mês do ano passado, projetou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta terça-feira.

No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, os embarques devem cair 14,5%, para aproximadamente 43 milhões de toneladas, conforme os números da Anec, cuja previsão de maio considera a programação de navios.

Os embarques do Brasil, maior produtor e exportador de soja, começaram o ano mais fortes frente ao ano passado, mas a partir de março passaram a apresentar queda, à medida que ficaram mais claras as perdas decorrentes da seca ao Sul do Brasil.

Em abril, os embarques recuaram mais de 4 milhões de toneladas na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando somaram um recorde de 15,67 milhões de toneladas.

A Anec estimou a exportação de milho do país em maio em 737,5 mil toneladas, enquanto no mesmo mês do ano passado não foram registrados embarques.

A exportação de farelo de soja do Brasil deve alcançar 1,68 milhão de toneladas em maio, praticamente estável ante igual mês de 2021.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Renato Santi Locatelli Alvorada do Sul - PR

    Com certeza vai cair pois a produtividade foi menor e o produtor está segurando a pouca soja que tem para vender em melhor momento. Pois a mesma tem chances de chegar a teto maiores que os atuais.

    0