Plantio da soja 2022/23 passa de 11% no Brasil e supera ritmo do ano passado, diz Pátria Agronegócios
![]()
O Brasil já plantou 11,15% de sua área destinada à soja até esta sexta-feira (7), de acordo com o levantamento da Pátria Agronegócios. O índice supera o mesmo período do ano passado, de 9,1%, mas fica "virtualmente" abaixo da média plurianual que é de 11,9%. As chuvas ainda irregulares impactou e refletiu em uma tímida contenção do ritmo dos trabalhos de campo no país.
"A leve desaceleração de plantio se deve pelos excessos de chuvas no estado do Paraná e a falta delas em algumas regiões do Mato Grosso", informa o time da Pátria.
A semeadura paranaense chega a 21% - contra 28% do ano passado, nesta mesma época, e 29% de média dos últimos cinco anos - e em a mato-grossense a 18,61%, enquanto eram 20,31% em 2021 e 10,86% na média. O destaque da consultoria, por outro lado, é o Goiás, onde o plantio supera largamente o ano passado - de 3,8% - e chega a 8,46%. A média dos últimos cinco anos para o estado goiano é de apenas 0,50%.
"Seguimos com um bom início de safra. Apesar da pequena redução marginal do ritmo de semeadura no MT e PR, as previsões climáticos seguem favorecendo o plantio nos próximos dias", traz o reporte da consultoria.
A semana foi bastante negativa para os preços da soja no mercado brasileiro, que cederam até R$ 14,00 por saca nos portos do país, pressionados principalmente pela baixa do dólar frente ao real, como explicou o analista de mercado e diretor da Pátria Agronegócios, Cristiano Palavro. O câmbio pesou bastante desde segunda-feira (3), quando somente naquela sessão despencou mais de 4%.
(...)
Na Bolsa de Chicago, os futuros da oleaginosa terminaram o dia em campo positivo, porém, também não tiveram uma grande semana. E a pressão maior, entre os fundamentos, vem do avanço do plantio na América do Sul e das expectativas de uma retomada importante da oferta por aqui.
Veja a íntegra da entrevista de Cristiano Palavro ao Notícias Agrícolas no fechamento do mercado nesta sexta-feira:
0 comentário
Soja nos portos do BR volta a se aproximar do R$ 130/sc com Chicago subindo mais do que caem os prêmios
USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo
Safra de soja do Paraguai pode bater recorde conforme colheita entra na fase final
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR