Plantio da soja avança bem no Brasil; ritmo do milho de verão é mais devagar, mostra levantamento da DATAGRO
Levantamento realizado pela DATAGRO mostra que o plantio do milho de verão no Centro-Sul do Brasil alcançou 38,9% da área esperada até o dia 14 de outubro, avanço semanal de 4,5 pontos percentuais, muito abaixo dos 15,5 p.p. observados em igual período do ano passado e também dos 8,9 p.p. da média dos últimos 5 anos.
Os trabalhos estão muito distantes do recorde de 56,6% em semelhante data de 2021 e aquém dos 42,3% da média plurianual.
“O tempo bom predominou na última semana, mas os produtores aproveitaram para acelerar o plantio da soja, que teve um início mais lento e atrasado. Nesta nova semana, que se encerra em 21 de outubro, a tendência é de avanço novamente limitado nos trabalhos devido à previsão de chuvas em grande parte da região produtora”, diz Flávio Roberto de França Junior, economista e líder de pesquisa da DATAGRO Grãos.
Já a semeadura da soja teve um importante salto de 11,8 p.p. na última semana, superando a normalidade para o período e chegando a 20,7% da área estimada para o País, aquém dos 24,4% de igual momento do ano passado, mas superior aos 15,2% da média de 5 anos. Destaque para o forte avanço no Mato Grosso, maior produtor nacional da oleaginosa, cujos trabalhos saltaram 25 p.p. em sete dias, alcançando 40% da área projetada, ante média plurianual de 22,2%.
No Paraná, segundo maior produtor do Brasil, a colheita atingiu 36,0%, contra média de 5 anos de 39,8%; no Mato Grosso do Sul, alcançou 28,0%, ante média normal de 18,9%; em Goiás, os trabalhos chegaram a 19,0%, 10,2 p.p. a mais em relação à média plurianual.
“No caso da região central, as chuvas vão chegando e permitindo que os trabalhos possam avançar de forma regular, sendo que o clima de precipitações alternadas com períodos de sol nos próximos dias pode ser novamente considerado favorável por permitir algum avanço da colheita e manter a umidade dos solos adequada para as lavouras já semeadas”, observa França Junior.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto