Vendas de soja da Ucrânia para UE podem aumentar em meio à guerra tarifária, dizem produtores
![]()
KIEV (Reuters) - A Ucrânia pode aumentar suas exportações de soja para a União Europeia se o conflito comercial entre os Estados Unidos e a UE se acirrar, disse o sindicato ucraniano de produtores agrícolas UAC na quarta-feira.
A Ucrânia colheu um recorde de 6,2 milhões de toneladas métricas de soja em 2024, mas as áreas de semeadura podem diminuir este ano devido à volatilidade dos preços.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma tarifa mínima de 10% sobre a maioria das importações dos EUA, com tarifas significativamente mais altas sobre produtos de dezenas de países, incluindo a China, o que provavelmente levará a contramedidas, potencialmente elevando os preços e reduzindo a demanda por produtos dos EUA.
"Se a situação das tarifas entre os EUA e a UE se agravar, é provável que a demanda europeia seja redistribuída em favor da soja ucraniana", disse a UAC em um comunicado.
"A Europa já está aumentando suas compras da Ucrânia, e é provável que essa tendência se intensifique nos próximos meses", observou.
Analistas agrícolas ucranianos disseram na semana passada que o milho de origem ucraniana, uma commodity importante no setor de grãos do país, poderia se beneficiar das tarifas impostas pelos EUA, já que é capaz de substituir parcialmente o milho dos EUA se sanções retaliatórias forem impostas.
A UAC disse que os comerciantes já exportaram 93.000 toneladas de soja em abril. A Ucrânia exportou 369.000 toneladas de soja em março, 391.000 toneladas em fevereiro e 194.000 toneladas em janeiro.
O analista APK-Inform disse no mês passado que a safra de soja da Ucrânia em 2025 poderia ficar entre 5,8 e 6,2 milhões de toneladas métricas, e o volume final dependerá da quantidade de chuva em maio e junho, o que determinará os rendimentos.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
1 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira
julio monken silva ponta grossa - PR
De novo com Ucrânia...