Soja encerra em baixa com alta do dólar e início da colheita na América do Sul
O que limitou as perdas foram as exportações semanais reportadas pelo departamento norte-americano. Da safra 2010/11, foi mais de 1 milhão de toneladas.
No entanto, mesmo com essa confirmação de uma demanda aquecida, as boas perspectivas para a colheita no Brasil e na Argentina pesaram sobre as cotações, bem como a alta do dólar índex.
"Os dados de demanda para a soja e para o milho foram muito robustos nos EUA. Porém os macro-mercados estão muito pesados", explica Ricardo Lorenzet, analista de mercado da XP Investimentos.
USDA - Exportações semanais
O relatório de registro de exportações USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) informou que as exportações semanais de soja totalizaram 4,108 milhões de toneladas na semana que se encerrou em 27 de janeiro.
O USDA surpreendeu, pois as vendas superaram de longe as expectativas do mercado, que variavam de 3,5 a 3,6 milhões de toneladas.
Dentro do complexo soja, as exportações de farelo de soja também superaram a estimativa, somando 177,9 mil toneladas, enquanto se esperava algo entre 150 e 175 mil toneladas.
As vendas de milho também superaram expressivamente as apostas dos traders. O volume exportado somou 1,236 milhãod de tonelada, frente às expectativas de 450 a 700 mil toneladas.
Já as exportações de trigo, por sua vez, vieram abaixo do esperado, totalizando 534,1 mil toneladas. As expectativas estavam entre 800 mil e 1,1 milhão de toneladas.
0 comentário

Soja fecha mais uma semana com prêmios em alta no BR, refletindo força da demanda

Pátria: Colheita segue avançando bem e alcança 66,03% da safra 2024/25

Colheita de soja da safra 24/25 de Mato Grosso atinge 97,33% da área total, diz Imea

Safras reduz previsão de colheita de soja do Brasil para 172,45 mi t

Giro da Safra 2025 avalia a produtividade da soja no Planalto Norte de SC

Soja tem 6ª feira de estabilidade na Bolsa de Chicago, após semana marcada por forte volatilidade