Soja: Região nordeste de MT é a única onde o plantio não começou
Proporcionalmente, a região não tem muita importância, já que representa apenas 10,8% dos 6,62 milhões de hectares que deverão ser cultivados nesta safra, em Mato Grosso. No entanto, o nordeste apresenta a maior evolução e é onde a sojicultura mais ganha espaço. Na comparação anual, a área plantada cresce 9%, passando de 694,20 mil hectares para 756,67 mil. Em cinco anos, acumula recorde e é a que registra o maior crescimento no Estado: 69,8%.
Em todo Estado, cerca de 1,3% dos 6,62 milhões de hectares projetados estão semeados, ante 0,4% observado em igual período do ano passado. Para o Imea, mesmo com um ritmo maior me relação ao ano passado – quando a estiagem retardou a semeadura – a plantio atual se dá no “poeirão”, já que as condições meteorológicas não são as ideais, “marcadas por garoas e céu limpo”.
Ainda, conforme o Imea, todos os principais municípios já iniciaram o plantio, mesmo com pequenas chuvas acontecendo, e a tendência é intensificá-lo, dia e noite, para conseguir conciliar soja e milho/algodão dentro de uma ‘janela’ ideal de plantio e desenvolvimento das culturas.
PLANTIO – Conforme sondagem do Imea, a região mais adiantada é a oeste, justamente onde o cultivo da soja se deu primeiro nesta temporada. De um total de 958,10 mil hectares (ha), 4% estão semeados. As lavouras desta porção correspondem a 14,51% do total a ser cultivado em Mato Grosso.
Em seguida está a mais importante produtora de grãos de Mato Grosso, a região médio norte, que detém 40,10% da superfície destinada à soja, mas onde somente 1,3% foi semeado até o momento.
O plantio na região norte, cuja área deverá totalizar 266,42 mil ha (4% do total estadual), soma 1%. No norte onde a área deverá somar 40,95 mil ha, 1% está coberto com a soja e a região tem participação de 0,61% sobre o total mato-grossense. No centro sul, apenas 0,8% de uma área de 425,49 mil ha está coberta e a região detém 6,44% do total estadual. Por fim, no sudeste, apenas 0,3% dos mais de 1,53 milhões ha estão semeados e a porção é a segunda mais importante, corresponde a 23,44% da área total mato-grossense. Essas duas últimas regiões têm uma característica de plantio mais tardio, em relação às regiões mais ao norte, e por isso os trabalhos no campo ganham mais ritmo a partir de 15 de outubro, época em que a intensificação das chuvas é aguardada.
0 comentário
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto